Tuesday, March 15, 2005

Tinha enviado um review para os clientes da MizzBrazil sobre o lançamento do DVD dos Los Hermanos. A loja fechou há uma semana, é isso aí, aquela lojinha querida que me abrigou por mais de um ano em London, onde conheci muita gente, ouvi muita música, tomei muitas cervejas e fiz outras cositas más fechou a porta. A loja virtual continua, mas deve passar por uma reformulação, deixo aqui registrado a minha tristeza e a saudade, mas ao mesmo tempo o meu desejo de um ótimo novo começo para o meu grande boss, Mr. J C Lemos.
...
(um minuto de silêncio)
...
Vai aqui o review para vocês, então.

além do que se vê

Toda banda que estoura nas paradas de sucesso com o primeiro disco, corre o risco de morrer na praia se não tiver um segundo trabalho bem feito. Isso é fato.
Los Hermanos fez muito sucesso em seu primeiro disco de 1999, especialmente com uma música que tem um cara narrando a tristeza de estar sem a mulher que tanto admira... Sim, sim, se você não estava em Marte você ouviu esta canção que atravessou um oceano, ganhou até uma versão em Inglês, de Jim Capaldi com George Harrison tocando sua linda guitarra, e a histeria em volta deste hit os levou a fazer uma turnê do outro lado do planeta.
Lançaram o segundo disco, O BLOCO DO EU SOZINHO (2001), que não teve uma vendagem astronômica, não teve uma canção que tocasse sem parar na rádio, na tv, na praia, nas casas noturnas como aconteceu com aquela do primeiro disco, porém foi um disco muito bem recebido e elogiado pela crítica especializada e ganhou novos fãs. Los Hermanos faziam música para gente grande, foi o que alguns jornalistas disseram depois de ouvirem o segundo disco. Renegaram aquela música de sucesso deixando de tocar nos shows, evoluíram musicalmente, os fãs de uma música só sumiram acabando com aquela histeria e eles foram em frente longe de morrer na praia.
Em 2003 lançaram o aguardado VENTURA, com arranjos de metais e coros que te fazem chorar, percebe-se uma influência de Chico Buarque, pelas ótimas letras e narração feminina, e temos então uma banda madura e talvez a mais consagrada atualmente pela crítica no Brasil.
O número de fãs voltou a crescer, um público diferente daquele que só conhecia a música que tocava na rádio, porém com uma histeria não muito diferente. E isso percebemos no show deste DVD, gravado em um antigo cinema desativado do Rio de Janeiro, o Cine Íris. Na primeira música, Marcelo Camelo deixa o público cantar a primeira estrofe, e só entra depois deles gastarem um pouco a voz gritando. A histeria é tanta que muitas vezes cobre a voz dos vocalistas. Um repertório de vinte músicas, baseado no BLOCO e VENTURA, tendo apenas uma do primeiro. O cenário de fundo do palco é uma ilustração de Domenico Lancellotti (Domenico + 2).
Além do show, o DVD conta com um documentário de gravações caseiras feitas em um sítio em Petrópolis, mostrando a fase de composição das belas canções do Ventura. Discutem as opções para o nome do disco, contam com a visita do produtor, músico e amigo Kassin (parceiro de Domenico e Moreno), tocam Santa Chuva que foi gravada por Maria Rita e apresentam os arranjos para o trio de metais. O documentário mostra também trechos da turnê européia, onde tocam a famigerada Anna Júlia numa versão acústica para uma rádio em Portugal e mostra a banda no estúdio fazendo uma jam com os Paralamas do Sucesso.
Se você não conhece a discografia desta banda, depois de assistir este DVD, com certeza notará que Los Hermanos vai muito além de Anna Júlia.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?