Tuesday, January 25, 2005

são paulo, são paulo

É sempre lindo andar na cidade de São Paulo
O clima engana, a vida é grana em São Paulo
A japonesa loura, a nordestina moura de São Paulo
Gatinhas punk, um jeito yankee de São Paulo

Na grande cidade me realizar
Morando num BNH.
Na periferia a fábrica escurece o dia.

Não vá se incomodar com a fauna urbana de São Paulo
Pardais, baratas, ratos na Rota de São Paulo
E pra você criança muita diversão e Paulo e São
Tomar um banho no Tietê ou ver TV

Na grande cidade me realizar
Morando num BNH.
Na periferia a fábrica escurece o dia.

Chora Menino, Freguesia do Ó, Carandiru, Mandaqui, ali
Vila Sônia, Vila Ema, Vila Alpina, Vila Carrão, Morumbi
Pari,
Butantã, Utinga, Embu e Imirim, Brás, Brás, Belém
Bom Retiro, Barra Funda, Ermelino Matarazzo
Mooca, Penha, Lapa, Sé, Jabaquara, Pirituba, Tucuruvi, Tatuapé

Pra quebrar a rotina num fim de semana em São Paulo
Lavar um carro comendo um churro é bom pra burro
Um ponto de partida pra subir na vida em São Paulo
Terraço Itália, Jaraguá, Viaduto do Chá.

Na grande cidade me realizar morando num BNH
Na periferia a fábrica escurece o dia
Na periferia a fábrica escurece o dia...


Parabéns, Sampa, oh túmulo do samba!


Wednesday, January 19, 2005

meu coração é uma máquina de escrever

No Brasil eu sempre ouço mais música plural brasileira do que qualquer outra do mundo, mas há tempos não encontrava um disco que me empolgasse tanto como este que data de alguns milhões de anos, quando surgiu no planeta Terra o mulherídeo, gênero do qual Mathilda Kóvak faz parte.

M.A.H.A.T.M.A.T.H.I.L.D.A é o nome deste genial trabalho desta líder espirituosa, que diz ser um disco dela e dos parceiros. Suely Mesquita, Luis Capucho, Lucinha Turnbull são alguns parceiros que juntos com Mathilda, há tempos formam um forte grupo de compositores em Niterói.

Nesta bolachinha (d'água e muito sal) contém belas canções, letras para gente grande se divertir, para a classe média requentada cantar junto, cenas bizarras como em carma de bizê, "uma mulher assim muito blasée que tinha como carma ser atriz de TV mas só conseguiu emprego em comercial de bidê", catástrofe em parceria com Suely Mesquita quer "que uma enchente te afogue, que um maremoto te dizime, que um incêndio te consume, porque você foi uma catrástrofe no meu planeta", três das onze faixas são em Inglês, queria falar delas agora mas "i'm busy now saving myself", e a que mais gostei foi máquina de escrever com Luis Capucho.

Esta turma sempre aparece em discos de artistas do mainstream, mas continuam na cena independente.
Quando conheci Suely Mesquita no Prata da Casa do Sesc Pompéia, apostei minhas fichas com um amigo, dizendo que o próximo estouro da música popular seria Niterói. Minhas fichas ainda estão na mesa.

So long, farewell,
Alfwiderzehn, goodbye...




Wednesday, January 12, 2005

dançam as ilhas sobre o mar

12 de Janeiro foi o primeiro disco solo do genial Nando Reis, e convenhamos, o melhor projeto solo de todos os Titãs. Teve um destaque na imprensa, muitos perguntaram se ele teria outra posição dentro da banda depois do sucesso (apesar de não ter tido nem metade da fama que tem hoje) deste primeiro vôo solo.
Baixista de uma banda de rock fazendo mpb.
Canções antigas, algumas do início dos anos 80, como A menina e o passarinho que ele escreveu e guardou achando que seria estranho uma canção com uma história longa até que ouviu Eduardo e Monica nos idos de 86 e achou que seria bem possível, mas não caberia no repertório dos Titãs, entraram no disco.
Para quem se ligava em conhecer os compositores de belas canções como as que Marisa Monte cantava, logo poderia perceber que Nando Reis tinha muito mais para nos apresentar.
A MTV o convidou para participar de um programa com Gastão Moreira, para descobrir os sons do Brasil, viajaram pelo nordeste caçando bandas que não chegavam até a grande mídia. E esta viagem também o inspirou a lançar este primeiro disco solo.

Eu adorei, minha mãe também, e isso eu não canso de contar:
Eu estava no Japão e recebi uma carta com um bilhete junto, um cara agradecendo os comentários sobre o disco e me desejando sorte, não reconheci a assinatura. Li a carta e minha mãe contando que encontrou com o Nando Reis em um estacionamento de cinema, e ela cantou Meu aniversário para ele! Achei do caralho! Que nossas cartas sempre tinham letras de música e várias delas eram do Nando.
Mãe, o amor que eu tenho por você é seu, como é meu o meu aniversário...

Cássia Eller surgiu bem depois em sua vida, mas a partir daí todo mundo já sabe.
Não tenho os dois últimos discos dele, mas também não tenho pressa. Porque sendo bem popular acredito que os discos vão ter uma vida mais longa.

Feliz aniversário, Nando Reis! Espero que João Gilberto grave uma de suas canções.


Sunday, January 09, 2005

choose life

Ano novo, vida nova, mascando clichês, faço resoluções para 2005, bla bla bla, assisti o Albergue Espanhol, uma produção espanhola e francesa muito bacana, recomendada pelo meu brother quando eu ainda morava em Londres num lugar que sem querer virou um albergue.
A gente dividia um apartamento que supostamente morariam três ou quatro pessoas, em seis, sete, às vezes oito pessoas, tínhamos apenas três chaves, tínhamos que saber da vida de todos para dividí-las de manhã, era uma briga para saber quem ia lavar o banheiro ou quem tinha comido a nutella que estava naquele armário, tinham as minhas broncas em quem deixava migalhas de pão na minha manteiga. Apesar de que a cada dia me aproximava e gostava mais das pessoas que ali habitavam, todo mundo concordava que era um caos. Muitas vezes eu pensava que a melhor coisa do mundo era poder ter a minha chave de casa, isso acontecia quando tinha que esperar alguém chegar para poder entrar na minha própria casa.
Enquanto isso eu trabalhava, comprava meus cd's e escrevia no meu blog. Mas eu sempre quero mais, ou eu quero sempre mais.
E assim como todos do albergue, um dia você precisa voltar para casa. E aqui eu tenho a chave de casa, mas ainda estou esperando o próximo passo, o futuro, procuro um trabalho, a job that slowly kills you, tenho dúvidas, e o Dear John diz que a vida é o que acontece com você enquanto está ocupado fazendo planos.
Quero muitas coisas em 2005, you look so tired-unhappy, quero desencanar de preocupações que não me ajudam em nada, viver o hoje sem esquentar muito com o amanhã, with no alarms and no surprises eu quero o hoje e eu quero agora.

Choose your future, but choose life.

E uma das coisas que quero para hoje é colocar uma ordem nestes cd's, porque levei dez minutos para encontrar o Ok Computer do Radiohead.
No Surprises é a música do filme.

Feliz ano novo para você que veio aqui!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?