Sunday, February 28, 2010

the kids are alright

Se você errar, desculpe-se e siga em frente.

Tenha sempre uma boa piada na manga.

Nunca deixe de praticar.

Tire os óculos de sol quando estiver em casa. Nos elevadores e aviões também.

Não coloque sal na comida antes de prová-la.

Evite ar condicionado, principalmente na praia.

Se você for preso, me ligue. Você tem um passe livre.

Minha tradução livre de: rules for my unborn son.


Friday, February 26, 2010

um dos prazeres da vida


Beber pode ser um prazer, mas o prazer que quero falar agora é sobre as novas descobertas. Esta garrafa de absinto aí da foto, por exemplo, fez com que eu conhecesse o artista Henri de Toulouse-Lautrec. Eu continuo achando um tesão descobrir novos figuras que marcaram uma época.
Beber até morrer não é mais a solução.

Thursday, February 25, 2010

mais algumas regras, babe

Mantenha tua palavra.

Nunca fique contra teu irmão em uma briga.

Memorize teu poema favorito.

Não gaste muito no corte de cabelo. Eles não duram muito.

Tenha coleções.

Vá para casamentos. Teus amigos estarão lá e a comida é boa.

Minha tradução livre de: rules for my unborn son.

Monday, February 22, 2010

it's getting hard to be someone but it all works out


Tive duas semanas corridas no início de fevereiro. Todo começo de semestre temos treinamento dos professores, um trabalho feito para reciclar, costuma ser interessante, mas as viagens e os horários desgastam demais. Madrugando vários dias para pegar uma van com os colegas professores, viajando para Sampa (e Campinas também), voltando no meio da tarde, trabalhando até às dez da noite no curso intensivo de férias. Ninguém disse que seria fácil.
Entretanto fora do treinamento, nos intervalos, na hora do almoço ou mesmo enquanto nos espremíamos na van, as ideias com os colegas faziam valer o sacrifício da pauleira dos horários massacrantes.




Em uma viagem, voltando de Sampa, o Zé Galvão me contou um pouco da história da Merge Records, um selo indie que já lançou grandes bandas, dentre elas Lambchop, She & Him e a minha predileta Arcade Fire. Ele está lendo um livro sobre eles. Recomendou Our Noise: The Story of Merge Records. Para quem gosta de rock alternativo, com certeza vai se amarrar no livro. Visite o site e conheça um pouco da história deles.




Há anos conheço a Mojo Books. Acho que a primeira vez que falei deles foi neste post aqui. Isso foi em 2007. A Mojo continua firme e forte.
E caminhando para a padaria com Dennis Anderson, conversávamos sobre seu hobby e eis que ele me conta que fez o primeiro livro do Mojo Comix. Foi a história Strawberry Fields Forever. Depois que eu fizer o download e ler o livro dele, comento novamente. Mas achei bacana demais saber disso!

No final do treinamento, soube pelo Sérgio (que além de colega, será meu professor este semestre) que uma das professoras de Campinas foi repórter da revista Bizz! O nome dela é Ana Maria Lemos. Fiz uma busca no google e encontrei um link do Celso Barbieri contando uma história sobre uma entrevista que ela fez com o Sepultura em Londres. O Barbieri é amigo do Clenio Lemos, e eu o conheci em Londres. Inclusive, no site dele tem um link aqui para o blog. Este mundo é um ovo, não é mesmo?

Tem uma lição barata neste post: se você souber tirar proveito dos momentos simples dos seus dias, pode descobrir coisas incríveis sobre pessoas que estão aí sentadas do teu lado.


Thursday, February 18, 2010

veja bem

Durma com a janela aberta.

Esteja sempre com pessoas inteligentes.

Se o professor esquecer a lição de casa, deixe assim.

Identifique as palavras e frases que mais usa e aí elimine-as.

Acredite.

Não entre em pânico.

Leia na cama antes de dormir. Todos os dias.

Não se gabe de projetos em andamento. Comemore suas conclusões.


Minha tradução livre de: rules for my unborn son.

Tuesday, February 16, 2010

when i cannot sing my heart

O título acima, assim como ali na testa do blog o "half of what I say is meaningless", são versos de Julia, belíssima canção de John Lennon. Julia é mãe de John. E Julia é o nome da filha do Joca Terron. Eu não sei porque, mas cada dia que passa eu presto mais atenção em textos sobre pais e filhos... No começo deste mês, a filha do Joca fez aniversário. E ele escreveu um belo post sobre o que não se pode dizer:

"Quando a Julia nasceu, um grande amigo disse para eu não me assustar com as reclamações dos outros pais sobre os dilemas da paternidade, sobre as noites em claro, sobre as dívidas, as dores, as dívidas. "É porque as coisas boas que a gente sente são inexprimíveis", ele disse. Eu acreditei. E toda vez que um amigo vai se tornar pai repito o que o Losnak, aquele amigo de quem falava, me disse. Inexprimível."

Leia o post completo clicando aqui.

Monday, February 15, 2010

ouça um bom conselho, que eu lhe dou de graça

Passe um tempo com sua mãe no seu aniversário. É o dia especial dela também.

Coma mais peixe.

Nunca recuse um convite para falar em público.

Peça sobremesa.

Faça parte de algo maior do que você.

Não encare as pessoas. Observe-as.

Minha tradução livre de: rules for my unborn son.

Thursday, February 11, 2010

open your heart

Cores de Almodóvar, cores de Frida Khalo e agora cores de Michel Gondry:



Dica da @daniarrais.

Wednesday, February 10, 2010

saiba

Faça sóbrio o que você disse que faria enquanto estava bêbado. Vai aprender a ficar calado. [hemingway]

Se você precisar de música na praia, você não está entendendo a parada.

Escreva em um papel os seus sonhos.

Quando as coisas derem erradas, não vá com elas. [elvis]

Saiba quando ignorar uma máquina fotográfica.

Se sua arte for ruim, faça isso maior.
Se continuar ruim, pinte de vermelho.

O Lennon, não o McCartney.

Minha tradução livre de: rules for my unborn son.

Sunday, February 07, 2010

mind the gap

Em Paulínia eu soube que Henrique Goldman dirigiria um filme sobre a vida de Jean Charles de Menezes. Logo de cara eu não gostei da ideia de expor o estilo de vida dos brasileiros que moram em Londres. Não gosto de estereótipos e não costumo me encaixar neles. Quando falam de dekasseguis na TV ou no jornal, eu presto atenção porque eu também fui um deles e tenho amigos por lá. O mesmo acontece quando falam sobre brasileiros na Inglaterra. Mas a vida de cada um de nós é tão singular que não dá para comparar e traçar um padrão a partir de umas entrevistas, dá? Já encontrei com pessoas que falam que sabem o que eu passei no Japão ou na Inglaterra porque já viram na TV algo sobre a vida de imigrantes ou algo do gênero. Desculpa, mas você não sabe.

"Delicious Brazilian food!"

A princípio temi que descaracterizassem as boas coisas que vivi por lá. Antes de ver o filme, pensei que minha vida em Londres tinha sido muito diferente da vida do mineiro Jean Charles, mas depois o que eu notei foi que era puro preconceito de minha parte. Sim, vivemos estilos diferentes de vida naquela cidade louca, mas os sonhos não eram tão diferentes. No fundo, a gente só queria mesmo era ser feliz.

Vale o documentário e fica a torcida para que justiça seja feita. A história contada mostra que ele estava longe de ser um cara perfeito ou certo o tempo todo, mas foi assassinado injustamente. Achei uma boa Henrique Goldman ter feito esta escolha para o filme. E é interessante pensar que o diretor do filme tem uma coluna na TRIP chamada mundo livre.

E como o mundo é um ovo...


Já viu o filme? Sabe o engenheiro de som do show do Magal?


O engenheiro de som que foi salvo por Jean Charles?

É o Maha! O dono do Barraco Café. Ele é daqui de Piracicaba.

Lembra desta história aqui?


Viu só o Selton Mello segurando a placa do Barraco Café ali acima?
A vida dá voltas. E o cinema é uma ótima brincadeira de gente grande.

Labels:


Friday, February 05, 2010

círia santos

Círia, por onde andas? Teu blog desapareceu.
Mas ao menos encontrei este vídeo solto pelas ondas da internet.

Peixe, de Luis Capucho, por Círia Santos.

E buscando pela Círia também encontrei o myspace da minha cantora predileta da cidade, a Simone Carvalho. Conheça as músicas da Simone e o texto da Círia, com minha colaboração aqui. E ainda o blog Musicalidade Simoneira.

Wednesday, February 03, 2010

blogosfera

Daniel Martins ligou pedindo um TOP 10 da blogosfera.
Ele já tinha um texto sobre a blogosfera para seu jornal, o Ideário, e queria dicas para seus leitores.
O Ideário é o caderno de cultura da Gazeta de Iracemápolis. Foi idealizado pelo Daniel e pelo Deivid. O jornal é distribuído gratuitamente para todas as casas da cidade de Iracemápolis. Tem uma tiragem de 6.500 exemplares e já está na 4ª edição.
Esta foi minha segunda colaboração para o jornal. A primeira foi uma entrevista com o Roger Moreira, que depois foi publicada nos Jornalistas.Blog.
Eu apóio a iniciativa e estou feliz de fazer parte do Ideário. Mas acho que ele merece um site ou, porque não, um blog, para que possamos compartilhar com mais gente estas ideias. E aí, senhores? Criemos um blog?
Abaixo foi o que deu na telha no dia e o que foi publicado:


Don't touch my moleskine

A jornalista Daniela Arrais estava escrevendo algo bem pessoal no seu moleskine (um belo caderno de fabricação italiana) e pensou que ninguém deveria tocar naquele caderno, imediatamente lembrou da canção “don't touch my bikini”, do Halo Benders e aí surgiu o nome de um dos blogs mais bacanas que conheci nos últimos anos: don’t touch my moleskine (não toque no meu moleskine). A recifense Dani Arrais posta belas fotos, citações, músicas para alegrar o dia, e tem sempre criações interessantes como o cafofo sessions onde entrevista personalidades no conforto da sua sala.


Calmantes com Champagne

Acompanho o Calmantes com Champagne há anos. Espaço do Marcelo Costa, o editor do site de cultura pop Scream & Yell (http://screamyell.com.br/). Além de escrever resenhas sobre filmes e discos, ele sempre posta sobre a vida em São Paulo. Costumo dizer que o Mac usa o coração como máquina de escrever.


Biajoni!

O escritor Luiz Biajoni colocou Limeira no mapa da blogosfera nacional. Acho que isso basta para apresentar este grande colaborador do cyberspace, criador do saudoso Tiro&Queda. Biajoni acabou de estreiar novo blog no Yubliss.


Life in Slow Motion

Life in Slow Motion é do apaixonado por Brasília: Eduardo Palandi. Passe um tempo agradável lendo suas aventuras pela cidade, sobre as músicas que ele anda ouvindo ou as conversas que anda tendo. É um dos blogueiros mais finos que conheço.


Tiago Doria

Leitura obrigatória para quem gosta de estar antenado com as novidades cibernéticas. São doses diárias de cultura digital, tecnologia e mídia.


Atire no Dramaturgo

O dramaturgo Mário Bortolotto é um centralizador. Lendo o Atire no Dramaturgo, você se sente em uma mesa da Mercearia São Pedro rodeado de grandes figuras como Clarah Averbuck, Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva, só para citar três que fazem parte do hall de amigos do Mário. Os papos são os mais variados: filmes, peças de teatro, brodagem, shows, bebedeira, livros... E é sobre esta variedade que Bortolotto escreve.


Flagrante Delícia

Belíssimas fotografias de Miguel Coelho sobre as sobremesas de Leonor de Sousa Bastos. Este foi o último blog que conheci e não consegui mais tempo para navegar por outros, porque quero ver tudo o que já postaram pór lá. Flagrante Delícia dá água na boca.


Banzeiro

O jornalista limeirense Cristiano Kock Vitta escreve poemas, contos, crônicas, histórias, ou seja lá o que pintar. O que importa é que escreve bem. Muito bem. E é do tipo de escritor que a gente deveria encontrar em grandes revistas brasileiras, mas é um talento desconhecido. Visite o Banzeiro!


Liniers

Ricardo Liniers foi o último quadrinista que conheci e virei fã. Suas tirinhas são encontradas de segunda a sexta na Ilustrada da Folha de SP. Meus personagens prediletos são Enriqueta e seu gato Fellini. Conheci Liniers clicando nos links dos blogs que visito. Provavelmente por indicação de algum outro quadrinista. Também visito com freqüência os blogs dos talentosos Adão Iturrusgarai, do Caco Galhardo, do Laerte, do Allan Sieber, do André Dahmer e sempre acabo conhecendo novos quadrinistas porque no fundo estão todos conectados.


Ajude São Luiz do Paraitinga

Como nem tudo são flores e a blogosfera tem sua utilidade, este é um blog criado pelo jornalista Armindo Ferreira para tentar ajudar de alguma maneira a cidade de São Luiz do Paraitinga.


Este é o meu TOP 10 de hoje. Se eu fizer outro amanhã talvez seja diferente. Mas este é o barato de listas, certo?

A minha dica é que o leitor se aventure pelos links e que possa conhecer ao menos outros 10 blogs através destes 10 que indiquei.

Feliz 2010!

Monday, February 01, 2010

ao que vai nascer

Você é o que você faz, não o que você diz.

Nunca viaje com alguém que você não ama. [hemingway]

Tire férias da internet.

Um aperto de mão é melhor que um autógrafo.

Quando você estiver com novos amigos, não fale somente dos velhos amigos.

Chame sua mãe para jogar. Ela não te deixará vencer.


Minha tradução livre de: rules for my unborn son.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?