Sunday, February 05, 2006

podres poderes

Ano passado postei uma pequena fábula de Fred 04 do Mundo Livre S/A sobre a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) após ter visto alguns protestos de músicos em relação à este órgão. Post do dia 12 de Abril de 2005.
No final do ano o violonista, compositor e professor Eduardo Camenietzki teve sua carteira cassada por conta de um comentário que fez sobre João Batista Viana, o presidente regional do Rio de Janeiro da OMB. Dizia que ele nada fazia além de dar um auxílio funeral e uma sede campestre para os músicos. Chamou-o de papa-defuntos.
O presidente por sua vez, ao invés de exercer seu direito e processar o músico por desacato, simplesmente abusou de seu poder e cassou o registro profissional de Camenietzki.
Os músicos estão se movimentando para exigirem seus direitos e mostrarem o repúdio em relação à OMB. Entre os que já aderiram à este movimento estão Caetano Veloso, Roberto Frejat, Zélia Duncan, Lui Coimbra, Sandra de Sá, Arrigo Barnabé, Egberto Gismonti e mais outros 700 que assinaram a lista. A meta inicial é conseguir 1.000 assinaturas. Existe também uma lista para simpatizantes do movimento.
Aqui estão os endereços para quem quiser aderir à esta lista, seguido do texto assinado pela Coordenação do Fórum Permanente da Música do Rio de Janeiro:

QUANDO A ADESÃO FOR DE MÚSICOS ENVIAR E-MAIL PARA:
joaobani@yahoo.com.br ou camenietzki@bol.com.br ou tiberiogaspar@globo.com.br

QUANDO A ADESÃO FOR DE SIMPATIZANTES ENVIAR PARA:
nana.rosana@gmail.com ou taniamelig@uol.com.br

Os músicos do Brasil (arranjadores, cantores, compositores, copistas, instrumentistas, letristas, maestros, orquestradores, produtores musicais, professores de música) abaixo assinados e inscritos nesta Lista de Adesão, por livre e espontânea vontade, vêm por meio desta manifestar seu repúdio e indignação à ação movida pela Ordem dos Músicos do Brasil - Conselho Regional do Estado do Rio de Janeiro – no dia 08 de dezembro de 2005, contra o músico Sr. Eduardo Camenietzki , inscrito naquele Conselho sob o n° 26.406, violonista, compositor, professor, membro da Coordenação do Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro, o qual representa perante o Fórum Nacional de Música como delegado. A nossa classe unida solicita às autoridades que promovam urgentemente uma intervenção federal na OMB. Queremos que as seguintes providências sejam tomadas:

1. Sustar o processo que o Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil - RJ está movendo contra o músico Eduardo Camenietzki com o intuito de cassar seu registro profissional e calar mais uma voz que se levanta contra as arbitrariedades cometidas pela diretoria da entidade em questão;

2. Intervir através do Ministério Publico Federal ou demais órgãos competentes com o objetivo de suspender o mandato de todos os dirigentes que estão comprometidos com as práticas autoritárias e irregulares da nossa entidade, por mais de QUARENTA ANOS, desde a ditadura militar, e promover simultaneamente novas eleições, criando novos quadros;

3. Reformar o processo eleitoral de terços, instituindo pleitos diretos de dois em dois anos;

4. Levantar imediatamente todo o patrimônio material e imaterial da entidade, adquirido com o suor dos músicos brasileiros durante décadas, garantindo sua preservação;

5 Restituir os registros de todos os músicos cassados por não concordarem com as regras impostas pela OMB, em todo o território nacional.



Quem precisa de ordem pra escrever
Quem precisa de ordem pra rimar
Quem precisa de ordem pra contar (piada)!
Quem precisa de ordem pra dançar (o samba)
Quem precisa de ordem pra inventar
Gonzagão, Morengueira (precisa o quê?)
Dona Selma, Adoniram (precisa não)
Chico Science, Armstrong (precisa o quê?)
Dona Ivone, Dorival (precisa não).


[fred 04]

Comments:
Já mandei o meu e-mail.
 
Não me envolvo em treta alheia...rs
:op
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?