Thursday, November 02, 2006

tudo em vorta é só beleza

Dias de paz são importantes para quem vive em um caos interno, sempre querendo mais, mesmo sem saber se merece.
Ontem consegui terminar todos os relatórios que precisava da escola, corrigi todas as lições que estavam pendentes e saí do trabalho como quem consegue cumprir as tarefas: com vontade de tomar umas e curtir o feriado sem ter que pensar no trabalho a ser feito.

Gelton Morais, que conheci na escola de inglês, fez ontem seu segundo concerto de violão no teatro municipal da cidade. Gelton é um jovem com um cabelo bem comprido, que geralmente veste camisetas pretas de bandas de metal e tem um jeito tímido de ser em sua descontração e simpatia.
Ano passado ele me convidou umas duas ou três vezes para ver a apresentação. Não pude ir, deveria estar correndo com trabalhos da faculdade ou algo assim. Este ano, ele deixou uns convites na escola, e acho que de se cansar de me convidar nem falou nada quando nos trombamos no corredor sábado de manhã. Mas desta vez eu fui.

O concerto foi lindo. Para um cara como eu que sou muito pop e pouco clássico, é um alento conhecer na íntegra estas músicas que, leigo como sou, só conheço de comerciais de sabonete. E o Gelton apresentou quase todas as músicas com uma breve leitura sobre cada compositor. A apresentação dele que mais me tocou foi sobre Johann Sebastian Bach. Depois de ler sobre o compositor, ele fala: "Ah, nem tem que falar muito, Bach é o cara!" [risos geral e um: é isso aí, meu!]
Ele apresentou uma composição própria, chamada Prelúdio Nº 01, que fez há quase um ano, próximo do Natal, uma melodia lindíssima.

Havia alguns convidados. Dentre eles estava o caro Domingos (que talvez seja o mais novo frequentador deste blog. um viva!) com sua viola caipira abrilhantando a noite com maravilhas do cancioneiro nacional. Este meu amigo violeiro é do Grupo Cirandeiros e além de seus projetos de pesquisa sobre o caipira, músicas regionais e folclóricas, deve estar aproveitando muito as aulas que faz com Ivan Vilela. Saca só o currículo dele no site.

Depois chamou um amigo de infância para o palco para tocar uns rocks. Mandou Metallica, Queen e Led Zeppelin no violão e com o amigo no violoncelo. Uma sequência estranha, mas nada duvidosa para um jovem. Mas certamente agradou os amigos cabeludos presentes.

A que eu mais gostei foi uma chamada Caixinha de Música , de Francisco Tárrega, com umas técnicas de tapping (aquilo de dedilhar no braço do violão com a mão direita), e que de tão singela melodia dava vontade de chorar.

Meus amigos vão entender se eu disser que o que mais gostei do concerto foi ver a bailarina, coreógrafa e professora de dança Nina Medeiros. Ela apresentou uma dança contemporânea enquanto Gelton dedilhava mais belas músicas. Nina fez também uma apresentação de sapateado. Eu nunca tinha visto isso ao vivo. Genial!

Domingos voltou ao palco com o também Cirandeiro, o poeta e contra-baixista Max. Mandaram Assum Preto, de Luiz Gonzaga.
Quase no final tocou So What, do grande Miles Davis, com arranjos do Gelton e do Max, violão e contra-baixo acústico que eu acho um dos instrumentos mais lindos e poderosos no palco. Tem uma presença e tanto, fala aí! Esta foi foda. E no meio da música, aparece a Nina no fundo do palco dançando. Já ouviu esta música hoje? Não? Tem que ouvir... Acordei ouvindo esta do Kind of Blue e acho que o disco vai ficar aqui em cima da escrivaninha que vai rolar de novo e de novo e de novo.

Na saída encontrei com a dona da escola na qual trabalho, e ela veio toda feliz: "Fábio, he has the gift! And we... we have to work hard to get our money..."
É isso aí. Eu definitivamente precisava tomar umas.
Mas a noite não acabou aí.

(continua)

Comments:
aaah parece que o feriado está rendendo ein senhor fábio? boa história para contar aqui!

essa história da apresentação do seu amigo me lembrou a época em que eu costuma frequentar o Teatro Municipal do RJ, vi muita coisa bonita lá, preciso voltar a ativa! hehe


beijooos
dre
 
Fábio me diz você consegur descolar esses programas aqui nos antigos laranjais? Putz queria ter visto isso...
Beijos
 
Ah, se aqui tem coisas, imagine no Rio. Acabei de ler o texto do Ivan Lessa sobre os 10 dias que ele passou no Rio.

*

Mara, foi lindo mesmo.
E é isso, tem coisas rolando aqui, por incrível que pareça. Da laranja ao caos!
 
Grande Fábio , que maravilha poder ler sobre os artistas (me incluo)do nosso ''quintal'' aqui...pois creio que o crescimento esteja em analisar o que se tem ao redor...e por incrível que pareça temos muitas coisas nos rodeando ...e sei que vc sabe disso , a prova viva é este blogg , parabéns!!!!!!

Forte abraço ''Mano Véio'' !!
Domingos
 
Domingos, apesar de vocês estarem ao redor, vocês estão muito além disso tudo que temos aqui.

Abraço.
 
nossa, sinto ter perdido uma noite magica hein. ;)
mas tenho que lembrar que a magica esta ai, so tenho que prestar atencao pra perceber.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?