Friday, January 05, 2007

love is the answer

Eu costumo me ver correndo na frente de um rolo compressor. É impressionante como esta sensação é recorrente na minha vida. Muitas vezes deixo de fazer coisas importantes por conta desta maldita impressão de ter que correr, muitas vezes sem saber para qual lugar ou para quê correr.

Saí de férias e logo no Natal fui para a casa da minha mãe, que fica em Serra Negra, para me desconectar, sair dos 220v, desplugar. Nada de televisão, jornal, internet, telefone ou campainha. Fiquei lá curtindo a boa companhia de minha mãe, praticando Lian Gong nas manhãs, conversando bastante, comendo muito e muito bem, tomando uns vinhos Chilenos e Argentinos, ouvindo bons sons, assistindo filmes comendo biscoito de polvilho e lendo.

Interessante como meu ritmo muda quando estou por lá. Sobrava tempo para sentar e ler, coisa que aqui raramente faço. Não sei se por conta da internet, dos compromissos etílicos ou por pura preguiça.

Levei o Atire no Dramaturgo, do Mário Bortolotto, que é uma compilação de textos publicados no blog homônimo. Gosto das histórias dele com os amigos, da sua postura profissional, das revoltas com certos tipos de pessoas, da maneira como ele encara a vida. Tem muitas idéias com as quais me identifico totalmente e que gostaria de mostrar para muita gente que às vezes não me entende por N motivos ou por atitudes que tomo e que acham "errada". O livro é divertido, emocionante e fazia com que eu não me sentisse tão afastado do mundo dos blogs também.

Outro livro que estava na estante há tempos era o Hiroshima, meu humor, do Henfil. Pelo que entendi é o primeiro livro dele, com suas charges políticas, satirizando notícias de jornal e muito focada na época em que foi feito. A ironia de Henfil é imbatível.
Fui apresentado à sua obra quando estava no Japão, por umas gurias do Paraná. A Thais e a Marcela. A Mar me presenteou na época com o Diário de um Cucaracha (em uma versão para mulheres) e dentro do livro me mandou uma flor seca. Ela achou melhor nem comentar os detalhes, e eu não quis discutir. Devorei aquelas cartas do Henfil para os amigos, e as que mais gostava eram as que ele escrevia para o crítico musical Tárik de Souza, talvez porque falavam sobre música, sobre ele recortar páginas dos cadernos culturais dos jornais americanos e enviar anexadas nas cartas. Desde lá me liguei muito neste figura que faz falta por aqui. Li também o Henfil na China antes da Coca-Cola. Este foi lido logo que cheguei no Japão pela terceira vez. Foi interessante porque eu acompanhava a visão de um cara que tinha pisado no oriente pela primeira vez. E me fez observar o outro lado do mundo com outros olhos.
Não falei para a Jan o quanto me arrependo por não ter comprado este livro quando vi em uma feira de livros no Rio de Janeiro. Ela queria ler, vi o livro exposto em uma banca, autografado. Não sei porque eu não peguei. Vou sempre me punir por isso.
Acho que era o mínimo que eu poderia fazer por alguém que me presenteou com a revista Veja de 12/12/1980 com John Lennon na capa. Ainda pago por isso.

E o livro sobre John Lennon escrito pelos figuras Alexandre Petillo, Eduardo Palandi e Pablo Kossa era outro que foi lido nestes dias que fiquei desplugado. Eu tinha apenas começado à leitura logo que comprei e fui interrompido por estar fugindo daquele rolo compressor que falei acima e não voltei a ler.
Passar um tempo em paz é bom para botar estas leituras mais do que prazerosas em dia.
Tem muito para falar do querido John, mas eu volto daqui a pouco para isso.

Um abraço e feliz ano novo, pipou.
E lembrem-se: o amor é a resposta.

Comments:
A metáfora do rolo compressor é perfeita... tb me sinto assim, amigo.
E o amor é a resposta mesmo.
Bj
Círia
 
Amo passar por aqui...
Feliz sim, muita luz e amor para que o ano de 2007 seja totalmente do bem... bjos
Paula Renata
 
Grande Fábio , rapaz, como é bom te ler..de certa forma tbm é um jeito de estar em contato com vc ..pois o modo como escreve é muito próximo do seu falar...!!E por falar em amor , sabe que o ''Próprio '' me tira da correria e dessa idéia do rolo compressor?!?!rs
Espero te ver em breve!!
Grande abraço Fábio!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?