Friday, February 16, 2007

j'accuse

Texto de Juliano Schiavo Sussi.

Eu acuso a sociedade hipócrita, que fecha os olhos diante dos acontecimentos, se cala e consente. Essa sociedade feita de fábulas encantadas, que prega pela mudança, mas quando é chegada a hora da ação, se abstém e se esquiva de arregaçar as mangas.
Eu acuso a falta de investimento em educação de qualidade, única maneira de revolucionar o País e transformá-lo em produtor intelectual. Chega de absorver, é hora de criar! Chega de estar à mercê da produção intelectual de outros países. É necessário mudar os eixos educacionais e investir de maneira concreta nesse pilar social.
Eu acuso a imprensa, que levanta pseudo-bandeiras e está interessada nos lucros que pode obter. Essa imprensa que se esconde por detrás da palavra imparcialidade, mas que na verdade defende seus interesses de empresa, sem realmente se importar com o social.
Eu acuso a injustiça nascida nos lugares que deveriam pregar a justiça. Assassinos, estupradores, bandidos, ladrões de colarinho branco se beneficiam das brechas da lei e nos colocam por detrás das grades. Afinal, quem deveria estar preso?
Eu acuso a intelectualidade, que morreu e não tem forças para instigar a mudança. Essa intelectualidade que, tempos atrás, lutou contra a ditadura, contra a corrupção, contra os crimes do estado. Essa intelectualidade, que fora tão ativa, mas que agora está dengosa.
Eu acuso a corrupção e o desvio moral que continuam a existir nas casas parlamentares, no poder executivo, nos ministérios públicos, em alguns dos representantes do povo. Esses maquiavelistas que vociferam verbos contra a impunidade, mas na verdade só pensam em seu bem estar e no poder que lhes trará benefícios.
Eu acuso os braços cruzados, que muitas vezes deixamos estar. Eu acuso a falta de esperança. Eu acuso a sensação de impunidade. Eu acuso essa sociedade que se diz contemporânea, mas que traz em sua estirpe o DNA da hipocrisia.
Para onde caminharemos?


Juliano Schiavo Sussi, 19 anos, estudante de Jornalismo do ISCA.
Americana, SP
Contato: jssjuliano@yahoo.com.br

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?