Wednesday, February 07, 2007

the land of plenty

Acabei de assistir o filme Medo e Obsessão, de Wim Wenders.
O mesmo diretor que apresentou ao mundo junto com Ry Cooder o swing e a beleza da música Cubana em Buena Vista Social Club, nos traz agora (na verdade, o filme é de 2004, mas só encontrei hoje na locadora, como lançamento) uma visão de dentro e fora dos Estados-Unidos-da-América-do-Norte-que-não-é-o-Canadá neste filme de baixo orçamento, mas de altas idéias e talentos.

Gosto também do nome original do filme. Porém até hoje não consigo entender por que os tradutores tendem à alterar os nomes dos filmes. Muito lentamente estou fazendo algumas pesquisas sobre tradução e espero chegar à alguma conclusão sobre este fato.
O nome do filme foi emprestado de uma canção do respeitado Leonard Cohen, chamada Land of Plenty (Terra da Fartura) , canção que está no filme.

A trilha sonora conta com David Bowie, Travis, duas do Leonard Cohen e mais um povo que eu não conheço, mas com alguns sons que me lembraram muito Radiohead, mas nos créditos não vi nada de Thom Yorke. Vou tirar os discos de Mr. Cohen da prateleira e ouví-los esta semana.

Recentemente vejo muitos filmes sobre o atentado de 11 de setembro nas locadoras, mas confesso que não tenho muito interesse em vê-los. Assisti o United 93 que foi recomendado por uma amiga e agora Medo e Obsessão, que loquei porque eu acho o diretor bacana.
Se eu tiver que recomendar algum filme sobre esta desgraça e se você (assim como eu) não quer rever cenas chocantes que marcaram o mundo (frase que roubei do cara do 'fantástico' ou do 'globo reporter' ou algo do gênero), veja este do Wim Wenders. É uma boa ficção baseado em fatos que a gente sabe que pode ocorrer por lá.

E tem estas coincidências bacanas. Hoje loquei este e também o aclamado Brokeback Mountain de Ang Lee. A coincidência? A bela Michelle Williams, que foi indicada ao Oscar pelo segundo filme, participa dos dois.

O enredo do filme? Eu não vou contar nada, não. Assista o filme, vale a pena.

Os americanos... nós os conhecemos dos filmes.
Mas se você viajar pelos Estados Unidos verá que os americanos são um povo desorientado. Esquecidos e perdidos no tempo. E desinformados.
E estranhamente desamparados. E estranhamente desligados, desconectados.


Wim Wenders

Comments:
Vou locar Medo e Obsessão. Quando tu comentas, dá uma vontade doida de assistir...
Bj
Círia
 
bonito esse post, Shiraga.
eu assisti ao filme de música dos cubanos, que lindo!
Preciso conhecer Leonard Cohen...
 
do wim vwnders, gostei do Estrela Solitária... Já Asas do Desejo (original do Cidade dos Anjos), apesar dos vários significados, me deu um pouco de sono

e brokeback é demais
 
Paris, Texas, Wings of Desire e O Amigo Americano, tres belos filmes
gde abraço
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?