Friday, March 23, 2007

sou hiperbólico e não nego, às vezes não tenho senso crítico e vou explicar

Às vezes recebo críticas (não só suas, Hugo) quando defendo os eventos que acontecem na cidade. Geralmente por conta da minha afetação quando quero exaltar algo que pode não ter muito valor, ou quando por isso, acabo perdendo o senso crítico.
Mas quando se luta contra o comodismo da maioria dos habitantes daqui, quando só se houve críticas em relação às opções de lazer e cultura de Limeira, quando você vê que a maioria não dá a mínima para mudar o que está ruim e se conforma em assistir à apresentações de bandas que fazem cover de bandas de pop-rock em clubes locais ou vão ao cinema para assistir qualquer merda americana que joguem ali para que passem seu tempo, eu acredito que até faço um esforço para ser o exagerado que sou e mostrar como gosto da cena independente, marginal e muito boa que temos no Brasil e que vez por outra aparece aqui, sim, quem diria, aqui mesmo em Limeira.

Eu também sou um acomodado, confesso. Mas gosto de procurar coisas novas.
Procuro prestigiar quem faz algo diferente aqui. O povo da festa Lado B, o pessoal de Cordeirópolis com o ESPAÇO, o sarau da Confraria, os churrascos da Confraria da Laje, o Café Galpão, o Sesc Piracicaba (que é o centro cultural mais bacana que vejo aqui perto), e claro, os eventos organizados pela Secretaria de Cultura.

Mas não tem como negar que quem consegue enxergar isso, faz mesmo parte de uma minoria.

Outro dia, em um bar daqui, sentava na mesa em que eu estava, um imbecil que criticava uma casa de shows de Piracicaba. O parvo dizia que todas as bandas que iam nesta casa, que é também um bar alternativo, iam também em um outro bar (de playboys como ele, diga-se de passagem). Como eu estava afim de bater um papo e me divertir enquanto meus amigos namoravam e me deixavam sozinho ali na mesa, eu puxei papo com o idiota.
"Quais são as bandas que você já viu tocando no bar alternativo que tocaram também no bar de playboys, meu caro idiota?" Perguntei.
O parvo responde que qualquer banda que toca em um, toca no outro também.
Meus amigos pararam de namorar por um minuto e acompanharam o papo.
Perguntei se ele já viu o Wander Wildner tocar no bar dos playboys. Ele soltou um alto e claro: "Hein!? Quem!?"
Meus brothers, apesar de não curtirem nem metade destes sons alternativos, escritores marginais e afins que eu gosto, sabem de quem eu falo, porque eu estou sempre com eles tomando umas e sempre comento dos figuras. Logo, me apoiaram no coro, mais para me provocar do que ir contra o idiota.
"Putz! Claro, o Wander Wildner!!!" Gritaram eles, que já estavam semi-bêbados.
Eu disse que ok, ok, mas quem sabe os Walverdes, que sei que tocou na casa que ele criticava e que nunca tocaria na casa de playboys que ele citou, só para ficar nos gaúchos.
Meus amigos voltaram a namorar, o parvo achou melhor concordar que as bandas eram um pouco diferentes e confessou que só não ia lá porque não gostava de alguém do bar.
Mas não era só esta a questão. O cara não vai para esta casa de shows alternativos porque ele gosta das casas onde as bandas são conhecidas, bandas de gente da própria cidade que tocam covers do jota quest, e ainda assim, só as mais conhecidas, porque senão ofende quem lá estiver, pagando caro por uma cerveja enquanto faz pose para as gatinhas que ali estiverem para descolar um pinto para as foderem no final da noite ao som de algum lixo do mainstream brasileiro.
Diga-se de passagem que depois de lá do bar onde estávamos, o playboy idiota iria para uma boate com a namorada.

Bom, este é o exemplo que eu queria pegar para tentar demonstrar o porque da minha afetação quando defendo algum evento limeirense.
Concordo que estamos longe de termos grandes eventos ou coisas super bacanas como acontecem nos grandes centros, mas quem tá fazendo isso precisa de incentivo para melhorar e não só de críticas negativas e pouco caso.
Porra, povo! Tem coisa boa rolando aí, mas neguinho precisa se ligar e começar a participar, e não só aceitar o que tem aí fácil que todo mundo conhece e como preferem todos os idiotas como o citado acima, senão esta merda não vai prá frente nunca mesmo.
Será que estes idiotas gostam de jota quest porque é o gosto deles ou porque é só isso que apresentam para eles!? Será que se vestem com aquelas roupinhas engomadas que eu odeio porque se sentem bem ou porque esta sociedade hipócrita pede para que sejam daquele jeito!?
De perto ninguém é normal! E não é possível não ser normal e ser tão igual assim! Será que todo mundo é igualzinho assim? Será que esta maioria da massa realmente tem o mesmo gosto quando se trata de vida noturna e vamos todos para uma boate e durante a semana vamos assistir O Motoqueiro Fantasma?
Tá, esta minha revolta é adolescente, mas tô pouco me fodendo também.
A questão é que eu acho que existe, precisa existir, uma possibilidade de melhorar (um pouquinho que seja) o nível intelectual dessa gente!
Não sejam tão acomodados, caralho!

A gente tem um secretário da cultura que gosta do que faz. Eu não sei da vida dele, não sei dos trabalhos anteriores dele, mas o que vejo hoje é uma pessoa culta e que se interessa em fazer coisas boas e trazer peças de teatro e shows bacanas para cá.
Temos muita gente interessante levantando o nome da cidade por aí. Tem camaradas de outras cidades nos visitando e só esperando convites para por aqui pintar. Tem oficinas culturais ótimas, de graça!

Não sei se quero ter um senso crítico apurado quando precisamos ainda de muita motivação prá tocar esta pacata cidade para frente. Era isso que eu queria falar aqui. Sim, continuarei sendo o exagerado que sou.

E é isso, fica aí o meu desabafo, porque todo mundo reclama, então eu também quis reclamar!
Anger is an energy!

Comments:
Não acho que tenho senso crítico apurado, só não tenho ouvido desafinado.
Quanto ao resto, concordo plenamente e assino embaixo.
 
faaabio! adorei. adorei seu post. por acaso vc estava meio bebado qdo escreveu? soou um pouco alcolizado. mas assim, daquele tipo alcolizado-corajoso-boca-suja. adorei. e te apoio e compreendo amigo. um beijo.
 
Eu adoro a tua empolgação, Fábio... sou híperbólica tb... a gente tem que vibrar com as raras coisas boas que se apresentam... senão, meu filho...
Bjs
Ciria
 
Ah, mas o peixe....
 
É MAIS FÁCIL RECLAMAR.
:>/
fazer algo é difícil, apresentar uma proposta, um projeto... isso é que é foda.
 
Fábio.
Suas palavras me emocionaram, do fundo deste coração mesmo. Não vou falar agora como profissional, ligado à Secretaria da Cultura (com mta honra), vou falar como artistas e limeirense (por que amo Limeira). Também acredito muito nos valores culturais desta cidade e sou um cara privelegiado por que acabo conhecendo muita gente da área artística. Com o retorno de festivais, por exemplo, vejo músicos novos surgindo, querendo espaço no Teatro Vitória, para se apresentar. O Festival Nacional de Teatro? Como é bonito de ver as praças de Limeira lotada de crianças, adultos, enfim: gente de todas as eras, ao encontro da arte - da melhor qualidade. E o melhor? De grátis. É isso aí... Vamos, juntos, batalhar sempre para que novas manifestações surjam por aqui (Teatro Mágico está confirmado em JULHO)... Mas não vamos deixar de priveligiar também o que já acontece? Valeu. Abraçãozão. Obrigado pelas palavras.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?