Wednesday, April 18, 2007

adeus, américa

O segundo documentário que vimos no domingo foi o Goodbye, America, do diretor Sergio Oksman.
Oksman nasceu no Brasil em 1970 e estudou jornalismo em São Paulo. Atualmente vive na Espanha onde trabalha como diretor de documentários. Logo, Adeus, América é uma produção espanhola e não brasileira. Dos três documentários que assisti, este foi o meu favorito do dia. O filme mostra a outra face do ator americano Al Lewis, conhecido mundialmente como o Vovô da série "Os Monstros". Alguém aí se lembra?


Antes de entrar em cena, Al Lewis conta histórias da sua vida para o maquiador que o escuta com atenção. E ali, sem maquiagem, descobrimos a espiritualidade de um artista com 92 anos de idade. Muito perspicaz e com um senso de humor de dar inveja, a outra face do Vovô é apresentada pela lente de Sergio Oksman.
Al Lewis foi um radialista politicamente engajado em Nova Iorque. Trechos de seu programa são apresentados, discutindo causas como os ataques terroristas, a guerra do Iraque, e campanhas para ajudar a acabar com a solidão de presidiários.
Sobre o ataque de 11 de setembro, ele não opina, mas pede para que todos questionem! Sim, questionem. O que é que está acontecendo? Por que?
"Antigamente perguntavam se você era comunista. Hoje querem saber se é anti-terrorismo."
Fiquei feliz de saber que este documentário foi feito ainda antes da morte deste ator.


"Eles dizem: Se você não gosta deste país, saia!
Eu lhes digo: Sabe porque não saio daqui?
Porque onde quer que eu vá, estarei submetido à política externa dos Estados Unidos!
Para onde posso ir!? Ao Pólo Norte com os esquimós?"

[al lewis]


Mais do que recomendado. Se tiver a chance de assistir este documentário, não desperdice, veja e saia mudado da sala do cinema.
Dê uma olhada no trailer:



(to be continued...)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?