Monday, April 16, 2007

bossa cuca nova

O Grupo Bossa Brasil esteve em Limeira na última sexta-feira para uma apresentação no teatro da cidade. Eles mostraram em uma encenação acompanhada da música da banda, um pouco da história da música Brasileira, começando pelo final dos anos 50 com a Bossa Nova. Não pude comparecer no teatro à noite, mas presenciei um workshop que foi feito à tarde para umas crianças de uma escola limeirense. Estavam lá umas sessenta crianças de oitavas séries, meu irmão e eu.
A apresentação do workshop ficou por conta da produtora do projeto Bossa Brasil, a pianista Regina Gomes.
Sinceramente não me serviu muito ouvir ela contar as histórias para as crianças. Discordei quando citou o jazz como o maior influenciador da Bossa Nova, nos apresentando ainda a canção de Carlos Lyra (A Influência do Jazz). Acredito que assim como a Bossa teve influência do Jazz, ela também foi uma influência para os jazzistas americanos, que inclusive regravaram alguns standards da Bossa Nova.
Mas como sempre aprendemos algo, soube que a MPB surgiu mesmo como um movimento que sentia a necessidade de expor mais o lado social dos compositores que se incomodavam com a Bossa Nova que expressava somente o amor, o sorriso e a flor. E como os compositores tinham esta veia política forte, criaram a sigla MPB, como uma espécie de oposição ao MDB inspirados no MDB, hoje conhecido como PMDB.
No workshop apresentaram algumas canções e vale destacar a presença do baterista Chico Medori, que já se apresentou e gravou discos com alguns figurões da MPB, e o Hugo ainda me lembrou que assistimos um especial sobre a música de Chico Medori no Sesc TV, com apresentação da jornalista musical Patrícia Palumbo.

E a Bossa Nova estava mesmo presente por aqui no final de semana.

No sábado, após um compromisso gastronômico importantíssimo (uma feijoada com amigos, regada a caipirinha, cerveja e batida de maracujá), liguei meu celular e a Li Dias me avisava que eu estava atrasado para uma apresentação de Bossa Nova que rolou em uma chopperia aqui perto de casa.
Já passava da uma hora da madrugada quando entrei na chopperia. O pessoal já estava desmontando o equipamento e guardando os instrumentos. Conversei um pouco com minha cantora predileta de Limeira, a Simone Carvalho e ouvi um pouco da conversa da Li com o músico Geraldo de Oliveira Suzigan, que foi coordenador pedagógico do CLAM, o Centro Livre de Aprendizagem Musical (fundado pelo Zimbo Trio). Falava de Chick Corea, Paco de Lucia e outros jazzistas de responsa como quem discute futebol com um amigo, na maior espontaneidade.
Como eu cheguei atrasado e perdi a apresentação e o bate-papo que rolou durante a apresentação (e levei uma bronca de Li e Simone, claro), achei melhor ficar na minha apenas tomando a saideira.
Mas é de se chapar com o currículo deste músico que também atende por Gê. E ele ainda é Limeirense! Olha o histórico do homem aqui.
A presença deste músico aqui na cidade foi organizado pela Academia Limeirense de Letras (sabia que existia uma parada dessas aqui!?). Ele se apresentou com os professores da escola de música Vila Jazz (legal o nome, não é?) e teve a participação de Simone em "Chega de Saudade".

O domingo foi jóia. Mas eu conto depois.

Enquanto isso você podia curtir um pouco de Bossa Cuca Nova. Uma brincadeira de muito bom gosto dos músicos Alexandre Moreira, Márcio Menescal e do DJ Marcelinho da Lua. Projeto com participação de um dos pioneiros da Bossa Nova, o ótimo Roberto Menescal.
Esta dica fica aí para mostrar que sou um cara moderno, já que neste final de semana, em lugares diferentes e de pessoas diferentes ouvi mais de duas vezes que sou purista e conservador. :ob
Eu sou moderno, pô!

Comments:
Fiquei com inveja do seu findi recheado... eu só trabalhei e empreendi uma busca infrutífera atrás de pastel.
q cidade mais triste, taubaté, sem pastel...
 
Pow, Fábio
os puristas também tem o seu valor...
Olha, já arrumei lá no blog... tinha trocado, sabe como é esse meu jeito de querer controlar as coisas, kkkkkkkkk
Bjs
 
Ahhh Fábio eu ando sem vontade de escrever, pq eu não sei escrever direito. Eu já tentei atualizar e sempre me frusto ¬¬

Até pra comentar eu to sem inspiração, já vim tentar comentar esse post 3 vezes e não me veio nada.
triste.
 
Sou a pianista Regina Gomes citada na reportagem sobre o show Bossa Brasil em Limeira. Gostaria de poder falar com o autor da reportagem, visto que ouve alguns equívocos de interpretação sobre o que foi dito no workshop que podem gerar dúvidas aos leitores trazendo informações distorcidas. Aguardo retorno, com carinho.
Regina Gomes.
 
Oi, Regina. Tudo bem?
Este post aqui foi escrito por mim mesmo. Meu e-mail é: fabios1977@hotmail.com

Agradeço o comentário e aguardo um e-mail.
Beijo.
 
Não sei quanto ao workshop da pianista Regina Gomes, pois não compareci, mas quanto à apresentação no Teatro Vitória, na sexta-feira à noite, gostaria de ressaltar a brilhante apresentação, pautada por uma escolha de repertório impecável! Foi uma noite sublime, onde todos se envolveram na apresentção, ora acompanhando as músicas, ora apenas se deixando levar pelo som harmosnioso da banda e da voz aveludada de Paula Moreti. Noite memorável, profissionais incríveis! Pena não poder ter comparecido, pois certamente, se orgulharia do evento em nossa cidade!!! É isso, talvez seja a falta de costume...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?