Monday, April 16, 2007

it's all true

"É Tudo Verdade é o principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América Latina. Sua 12ª edição aconteceu entre 22 de março e 1º de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro."



Como nós do interior também somos filhos de Deus, recebemos uma seleção itinerante deste evento em Campinas, entre os dias 09 e 15 de abril, no Espaço Cultural CPFL.
O coordenador da Oficina de Vídeo Documentário que frequento, Ricardo Picchi, convidou todos os participantes para assistir os documentários no último sábado, quando apresentariam também os vencedores do festival.
Lamentei por não ter ido com o pessoal, mas a Camila fez este post sobre o dia que perdi. Fui no domingo, junto com o Paulo e lá fomos recebidos pela querida Juliana.

stone time touch
Chegamos para a apresentação do segundo documentário do dia, Stone Time Touch, de Gariné Torossian.
A diretora é Libanesa, descendente de Armênios, que aos nove anos de idade mudou-se com a família para Toronto, no Canadá, onde vive até hoje.
E o resgate de sua identidade armênia é que fez com que surgisse este documentário, que registra locais mais que carentes, junto com paisagens lindas e festas que seriam inimagináveis em 1915, ano do genocídio. Há um depoimento de uma sobrevivente desta exterminação que vale por todo o trabalho deste filme. "Eu nunca fui feliz", dizia a velhinha quando seu neto lhe fazia perguntas para o documentário.
"O que mais me impressiona com o que vejo por aqui é a dignidade que as pessoas mantém, independente de viverem nesta situação aflitiva."
Stone Time Touch termina lindamente com uma moça cantando na sua língua.

Daqui uma semana, no dia 24 de abril, armênios do mundo todo lembram deste período, destas milhares de pessoas que morreram nesta atrocidade. Vale parar e pensar sobre isso.

(to be continued...)

Comments:
você acredita que o CCBB passou esse documentario durante o mês de marco e eu nao fui nenhum dia? Poatz. Se vc tivesse me recomendado eu ia com certeza!


:*
 
é tudo verdade??? hihi
Queria ter ido, mas não deu!!!
Viu sábado NÃO rolará oficina viu!!! :)
Vamos beber essa semana!!! êêê
beijo shiraga
 
que invejinha branca! vc viu tanto filme bacana! e eu em casa chocando jacaré...buáááá
quero civilização!!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?