Tuesday, May 22, 2007

dogma 95

A primeira vez que ouvi falar do Dogma 95 foi quando estive em Sampa, assistindo uma palestra de Jack Scholes, um britânico que fala sobre gírias e novidades na língua inglesa.
Mas não foi na palestra que ouvi sobre este movimento criado pelos dinamarqueses Thomas Vinterberg e Lars Von Trier.

Foi o Miranda quem me contou um pouco sobre, me indicando um dos filmes deste movimento cinematográfico.
O Miranda é um camarada daqui de Limeira que conheci no dia da palestra do Jack enquanto viajávamos no carro juntos com outros professores da cidade.


E o filme que ele recomendou foi Os Idiotas, de Lars Von Trier. É o segundo filme do movimento. Por que segundo? Porque eles são todos numerados conforme recebem o certificado. E para receber este carimbo, precisam assinar o voto de castidade.
Basicamente podemos usar a frase de Glauber Rocha ["uma câmera na mão e uma idéia na cabeça"] para descrever o que estes dinamarqueses criaram com este movimento. Vamos nos libertar das regras técnicas, vamos atrás da busca pela verdade. Porém existem regras, tais como: não utilizar trilha sonora, filmar apenas com o equipamento na mão, não utilizar iluminação artificial e coisas do gênero. Enfim, um cinema novo com mais firúlas.

Sem saber que o filme fazia parte deste movimento, eu já tinha assistido há anos o Italiano Para Principiantes, de Lone Scherfig. Este também dinamarquês, recomendado pela minha primeira tutora de películas: a Jan.


Mas eis que consigo aqui em Limeira, diretamente da mão de um camarada o Dogma #1, o Festa de Família, de Thomas Vinterberg. Era um filme que eu estava louco para ver, agora já conhecendo um pouco sobre o movimento, e o Oliver lança na minha mão esta obra-prima.
Sim, uma obra de arte, um filme excepcional! Os ingleses diriam: Outstanding! E colocariam cinco estrelas na capa.
Gostei dos outros dois que assisti, roteiros ótimos, histórias chocantes, mas o Festa de Família, além de ter isso tudo, agrega também uma ótima produção, apesar de todas as regras.

No final da palestra, Jack Scholes disse que em um Oscar, uma atriz inglesa ganhou como revelação e não sabia o que dizer, estava tão emocionada e soltou a seguinte frase: "It's the dog's bullocks!".
Imagino como o intérprete deve ter sofrido, ao vivo, para passar isso para o português.
O palestrante explica: "the dog's bullocks" são os testículos do cachorro. As bolas do cachorro ficam para fora, concordam? Se fica para fora "it stands out", o que seria outstanding. Logo, "the dog's bullocks" é o mesmo que "outstanding", que significa excepcional!
Eu traduzo isso como DO CARALHO!

É isso aí, um viva para o Dogma 95 com seus filmes que são simplesmente as bolas do cachorro!

Comments:
Puta coicidência, reassisti Os Idiotas essa semana!! Achei um milagre encontr-alo numa locadorazinha de Assis e não resisti... Festa de Familia tbm é bom pra kct, mas dá dor de estômago, esse eu não tenho tanta pressa de rever... rs Bjos
 
Coincidências existem?

Eu comentei sobre o filme no domingo, e um outro camarada tinha visto o Festa de Família na quinta-feira.

Até parece um blockbuster. [risos]
 
poxa se todo mundo viu, nao custa eu tentar tb. eu nao levo fé alguma nas locadoras daqui, mas vamos tentar.


Adorei o lance das bolas do cachorro. hahahaaha

beijos!
dre
 
do lars eu curto a dobradinha dogville, manderlay... e querida wendy do thomas vinterberg...

tava sumido hein meu querido...

vai entrar uma matériazona do piratas do caribe 3 nos sites q escrevo e uma entrevista minha com o magic slim.. o cara é gigante, dois metros de altura, 200 quilos, 70 anos com uma bala alojada no quadril e toca/canta pra caralho

foi classe entrevistá-lo rss

e quando vc vai visitar o litoral? rs

abção
 
Ora, bolas do cachorro! k
Bjs
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?