Tuesday, July 24, 2007

felizes são os peixes

Acabei de comer uns peixinhos secos que meu pai acrescentou no missoshiro e deu um sabor especial. E aí fiquei pensando sobre este animal, perguntei por aqui e o Deus Google me direcionou para a Wikipédia:

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos poiquilotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em nadadeiras sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Tá, talvez esta resposta não tenha me interessado. Mas ontem eu fiquei largado na frente da TV e vi minha amiga Simone Carvalho cantando uma canção do Luís Capucho chamada Peixe.
Eu gosto da canção e gostei ainda mais depois de ouví-la explicando para o apresentador (meu ex-colega de trabalho, o sr. Ivan Schutzer) que não era uma letra inspirada no time de futebol de Santos. Simone explicou que a canção fala de alguém que vive mergulhado em si mesmo, e olha o céu como se fosse o mar, e este alguém se vê como um peixe ali embaixo.

"eu vivo sempre no fundo do meu peito
eu vivo só mergulhado
o céu cai como um mar entre os edifícios
e eu ando na rua embaixo feito um peixe
olho sem pensar os ônibus passando
os carros passando
resolvo entrar num bar
você olhou pra mim
meu coração parou
peço uma coca
será o que você viu
será o que você quer
eu preciso de alguém
eu preciso de alguém
eu preciso de alguém assim como você
alguém que olhe desse jeito
desses que ficam junto no dia frio."


Aí hoje a Amanda Vox me apresentou o site onde estão reunidos todos os trabalhos desta sua atual temporada em Londres. Acho que o meu quadro favorito é um em que ela aparece sonhando. Mas este abaixo, intitulado Once I Was A Fisherman é tão singelo, e entra nesta minha viagem com os peixes que apresento para vocês. Clique na imagem e conheça o site.



E por último, mas não menos importante, um quadro que me deixou chapado há pouco tempo foi este aquário surrealista pintado pela minha nova amiga, atriz do curta que estou trabalhando, Ana Lídia Miranda: a Lili.



Vai me dizer que não é para estar feliz tendo um montão de amigos talentosos assim?
Eles conseguem expor o peixe de uma maneira poética, singela e bela.
Um dia aprendo fazer um sashimi que possa merecer a atenção de alguém. E aí eu volto a falar destes animais vertebrados, aquáticos poiquilotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em nadadeiras sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Comments:
ahhh, bacana, vou pensar sobre os peixes agora.
esses dias, assistindo a um documentário, me entristeci ao me dar conta de que quando ouço a palavra "atum" me vêm à cabeça as latinhas do supermercado e não aquele peixão bonito que é o atum...
valeu pela divulgação também. fico até sem graça. =)
 
Fábio,
De voltaaaaa....
Bjs
Círia
 
Que post bonito Fábio!
E quanta gente talentosa!
Um dia quero ser assim qdo crescer! ihih





dre
 
Comendo missô, que bonitinho, hahaha!
Também adoro, ah, e o Luís Capucho, onde anda? O conheci em Limeira, lembra? Beijinho.
 
que legal, shiraga! Fico gostando mais dessa música agora que a Simone ta cantando. Tou louco pra ouvir.
um beijo,
luís.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?