Friday, February 08, 2008

palavras

Estava na minha primeira audição de Terceiro Mundo Festivo, o novo disco de Wado, que o Mac recomendou (e 90% do que ele indica, eu acabo adorando) quando começo ouvir um podcast com o caro Luiz Henrique Biajoni e Edson Cruz, o editor do Cronópios. Este encontro virtual foi possível graças ao Programa Laboratório de Leitura, dirigido por Diego Franco. Neste programa eles falam, obviamente, de leitura.
Luiz Henrique é prata aqui do blog há tempos, mas eu não sei por qual motivo eu ainda não tinha linkado o Cronópios. Conheci este site pelo Capucho, e já tinha lido alguns textos geniais da grande Mathilda Kóvak por lá.

O último podcast é com Albano Martins Ribeiro, o Branco, falando de literatura independente e da sua editora OsViraLata (e ele fala também sobre Meu Tio, do Tati, que me apresentou recentemente) e com o escritor Daniel Galera, um dos cabeças do Livros do Mal.

"Leio, em média, um livro por semana, mas no momento em que não há interesse eu não vou ler. Eu acho que a leitura não pode ser uma auto-imposição, tem que haver um interesse", diz Galera.

Meu amigo Montanhér me achou, a princípio, paranóico com o meu desespero por estar muito atrasado nas leituras das obras obrigatórias. Conversando com ele recentemente, sua opinião era outra, disse-me que eu tinha razão em estar desesperado, é preciso correr e ler sim todos estes caras. E eu acho que ele disse isso também, porque eu ainda não li nada de Dostoiévski e mais uns outros duzentos caras obrigatórios para um mínimo conhecimento.

Disciplina. Vou tentar praticar a disciplina em 2008.
Me envergonhei quando vi a data de dedicatória do livro que estou lendo agora. Passaram-se meses até eu abrir a primeira página d'O Enigma da Pedra, do Jim Dodge, que ganhei do meu amigo Luiz Henrique. ;-)
Mas o que importa agora é que estou curtindo prá caralho, e digitei aqui um dos trechos que mais me fez viajar nesta história que é um rito de passagem do jovem Daniel Pearse. Imaginem este sonho:

"Pela primeira vez, ele sonhou depois da explosão.
Uma carta foi dada para ele, fechada, sobre o feltro verde da mesa. Ele a virou. Valete de copas (...). Ele focalizou a imagem. (...) Ele colocou a carta de cabeça para baixo. Agora era o rosto de Bobby. Ele rasgou a carta ao meio.
Uma outra foi imediatamente distribuída, deslizando fechada sobre o feltro. Lentamente, ele a desvirou. O valete de copas. Ele a rasgou ao meio.
Uma outra foi distribuída. Valete de copas. Ele a rasgou em dois pedaços.
E outra, outra e outra, o dsitribuidor invisível as lançando tão rápido quanto Daniel as rasgava.
A carta seguinte que ele virou estava em branco. Espantado, olhou para a superfície lustrosa e branca. Um pássaro gritou. Ele tocou a carta. Ela se transformou numa janela. Ele se esforçou para ver através dela, mas estava olhando para dentro de um céu vazio.
Tocou o vidro da janela e, quando retirou os dedos, viu uma pedra negra arremessada violentamente na sua direção. Porém, à medida que a observava, arrebatado, viu que não era pedra nenhuma, era um pássaro, um corvo, e ele tinha um pequeno objeto brilhante preso no bico, uma quinquilharia esférica qualquer, uma conta de vidro, mas não, era brilhante demais, clara demais. Um diamante, uma esguia flama espiral queimando no centro, e então o pássaro atingiu a janela e ficou congelado num espelho, e ele ouviu sua mãe berrando: "Fuja, Daniel, fuja", mas não havia nada que ele pudesse fazer, estava caindo para dentro do espelho. Ele curvou-se todo para se proteger, então mudou de idéia, se abriu, braços abertos esticados; um instante antes de atingir o espelho, viu que ele estava vazio.
O espelho estilhaçou-se em um milhão de lascas de diamante, e Daniel flutuou sobre as costas na água enluarada, observando a escuridão e as estrelas.
Acordou tarde na manhã seguinte. Exceto por uma sede furiosa, ele sentia-se ótimo. Estava sonhando novamente."


[jim dodge; O ENIGMA DA PEDRA]


Viagem das boas, né não?
Bom, vou voltar ao som do Wado.
Enquanto escrevia aqui, baixei 1 real, o novo disco do Dj Dolores. O link veio através do Padre Hippie Diego Franco, o diretor do programa do início deste post, que disse que este é o primeiro lançamento de peso de 2008. Confesso, aqui baixinho (porque tem gente que acha errado estar no exterior e ver som brasileiro), que um dos shows mais loucos que vi em Londres foi do Dj Dolores com a Orquestra Santa Massa.
Esta coisa de melhores do ano ainda no começo do ano é foda. Ou de dizer que é o primeiro de peso, eu não sei. Já li sobre alguns discos de peso de 2008, e a gente tá só no início de fevereiro, ou melhor, o carnaval acabou de passar, estamos só começando o ano!
Eu já ouvi um pouco Jukebox, da Chan Marshall a.k.a. Cat Power, vou baixar o último dos Shins e o novíssimo do Stephen Malkmus que o Biajoni recomendou, mas por hora vou ficar curtindo o Wado mesmo, que é truta do nosso amigo Capucho (que agora anda se aventurando nas artes plásticas).

Este post eu dedico para a Nobre Dre, que vive jogando confetes na minha pessoa e eu não vou negar que gosto disso! [risos]
Quero aproveitar também e mandar um abraço pro Ruizera, prá Marcela, pro Ricardo, pro Ming que disseram que sempre passam por aqui. É a galera do Nada Audiovisual.

Bom final de semana com bons sons e boas leituras!
Aquele abraço.

Comments:
Ahhh esse post tinha mesmo que ser pra mim! um trecho do Jim Dodge! Eu fico boba com algumas coincidências, primeiro foi a foto do bob dylan que botamos ao mesmo tempo e agora o lance do jim dodge. foi ontem que eu coloquei a frase "Se você não está confuso então não tá entendendo nada." no Orkut! hahahaha q batuta!


E o novo do the shins é bom, mas não tão bom qto o da Cat Power! (sou suspeita pra falar!)
Beijo beijo!!
 
Hey Shiraga...estarei sempre batendo ponto aqui.....querendo ou nao..


to te devendo o livreto do Carlaccio...me cobra


Leandro Formiga -São Paulo-Brasil
 
GUEIZICE.
;^)
 
Essa coisa dos livros "obrigatórios" é sempre angustiante,porque há um mar deles,vc vai nadar a vida inteira ainda..rs
Nada com calma,senão engole água.
E escuta uma coisa:um monte de gente discute autor sem ter lido - isso me arrepia! - então,relaxa.;0)
E vai nadando.
 
Japa, só passei pra dizer oi e que sinto saudade, ok? Beijos frescos.
 
¿Hola, que tal?
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?