Friday, June 13, 2008

o mais elevado grau da potência intelectual que o espírito humano pode atingir

O crítico do Sunday Times, Waldemar Januszczak, disse que "só os verdadeiros gênios conseguem ser bons em tudo e que os trabalhos de Dylan não são tão bons".
Januszczak não se referia ao trabalho musical de Mr Zimmerman, mas sim às suas pinturas, que estarão expostas à partir de amanhã em Londres na Halcyon Gallery.

woman on bed

Eu gosto de ler críticas e de ver o posicionamento de certos jornalistas e críticos, principalmente porque eles costumam saber se colocar muito bem e eu adoro observar o bom uso das palavras, afinal são com elas que ganham a vida. Temos o caso do Thiago Ney que provocou os fãs dizendo que as bandas novas eram mais relevantes do que o último disco de Dylan. Mas existem algumas coisas que me fazem rir. Eu ouço Dylan há uns anos, tenho alguns ótimos discos dele, leio uma coisa ou outra sobre a vida dele, gosto até dos Wallflowers (a banda de Jakob Dylan, filho do mestre), e até hoje nem sabia que este grande poeta americano também pintava. Minha primeira impressão ao ver os quadros foram ótimas, pois além de ser um dos maiores letristas do mundo, ele ainda pinta! Aí vou ler a matéria da BBC e ali estão as palavras de Januszczak: os trabalhos de Dylan não são tão bons. É claro que ele está simplesmente fazendo o seu trabalho, muito bom pelo que é possível notar pelas duas premiações de crítico do ano pela Press Association, mas como leigo eu pergunto: não é óbvio que as pinturas de Dylan não podem ser comparadas às suas canções e muito menos à obra de gênios da pintura!? caso contrário, nós o conheceríamos como "Bob Dylan, the painter".
Quer dizer então que Bob Dylan não é um gênio? Se o Chico Buarque não joga futebol como um craque da seleção ele deixará de ser um gênio da música popular brasileira!?

Big Phil e Chico Buarque, do Politeama

Isso não é uma revolta, mas só uma observação de como certos comentários não vou levar nunca à sério, mesmo que seja de uma pessoa extremamente respeitada pelas suas críticas.
Sobre os quadros, que é o que interessa aqui, fecho com o comentário do crítico Michael Glover, também para a BBC: "(a obra de Dylan)parece um hino de louvor à doce normalidade da vida."

Quem me falou sobre esta exposição foi o Paulo Corrêa, que precisa superar esta gripe para tomarmos umas no final de semana.

Off topic:
Navegando aqui por estes jornais ingleses, vi como Felipão (sim, o treinador) é conhecido por lá: Big Phil.

Hoje é sexta, estou de folga e me divertindo com umas leituras aqui, percebe?

Comments:
Caro leitor, se você curte Chico Buarque, clicando na foto dele aí no post você será direcionado para um vídeo de 7 minutos sobre o Politeama, o time de futebol de botão de Chico. Vale esperar o carregamento do vídeo.
 
Outra dica de vídeo, esta vinda do Brigatti: No YouTube, digite TYPOGRAPHY.
 
aah esse tempinho q vc ficou ausente fez bem, voltou com tudo! Li e reli os posts que é pra eu não esquecer das referências! Amei o trabalho do Blu! Absurdamente bom!

Beijos Shiraga!
 
ih fábio, você tá é muito certo, se bob dylan não é picasso é ótimo, senão não seria bob dylan e mundo ficaria sem esse cara genial que ele é. e sobre as pinturas do hômi, achei tudo que vi até hoje bem bom, aqui na minha humilde opinião. muito decente, eu diria. amanhã tô de folga, vou ver se num dou um pulo lá no local pra ver as coisas de perto! e sobre o big phil, os jornais grátis (aqueeeeles, lembra?) estão forrados de notícias sobre ele essa semana, e sobre como ele tá com um cheque em branco nas mãos pra comprar jogadores à vontade e levar o chealsea ao topo. dá-lhe big phil!
 
ô fábio, obrigada pelas palavras gentis. mas aquilo bem que traduz o que penso mesmo.
vi a exposição do bob. e achei que se ele num foi a maior revelação da pintura ele seguiu com muita decência o caminho traçado pelos maravilhosos pintores franceses do século IXI.
 
Só passei pra desejar boa semana pra vc, tá? Beijos.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?