Sunday, July 20, 2008

blood on the tracks

Hoje li esta matéria que recebi por e-mail com o seguinte comentário: "Verdade. É impossível se desfazer delas..."
Quem me enviou se referia às fitas k7 que eu preparei especialmente para ela. Foram algumas, ou várias (!?), muito bem preparadas, pensadas e depois de entregues e ouvidas, ainda eram discutidas, o que era muito legal na maioria das vezes ou muito ruim algumas vezes, quando ela pegava no meu pé por ter colocado uma música fora do contexto ali no final do lado A. Mas o que eu posso fazer se às vezes sobrava um minutinho no final da fita!? Eu colocava lá uma vinheta que eu achava legal ou algo do gênero. Mas às vezes fugia totalmente da intenção, eu sei.
Hoje a gente mal se fala, mas as fitas ainda estão lá, inteiras pelo que acabei de ler. E isso foi antes d'eu assistir o Alta Fidelidade. Sim, porque primeiro eu conheci o filme e só depois fui ler Nick Hornby. E aí é legal pensar em como uma música pode te levar para um lugar que você não vai mais ou te trazer cheiros e lembranças, né não? Estou brega hoje, não reparem.
Aí eu terminei de ler a matéria, entrei nos sites das mixtapes (mas eu acho que dá trabalho fazer isso online, com downloads e tals), respondi o e-mail com carinho para ela, depois fui ler o blog do Biajoni e me deparo com este post, falando exatamente da mesma matéria e apresentando quatro mixtapes para um fim de relacionamento. Tem muita coisa fina lá. Pensei o que eu incluiria em uma fita dessas, mas caí no óbvio e escolhi cinco canções.

Uma observação, e aí eu não sei se é óbvio, está na biografia dos Mutantes, do Carlos Calado: para fugir da censura, os meninos trocaram o "vou te mandar prá puta que o pariu", por "vou te mandar prá Portugal de navio".

Se tivesse que escolher um disco para o fim de um relacionamento, seria Blood On The Tracks, do mestre Bob Dylan. Todas as canções são sobre o sofrimento da separação. São lindas as letras, relembrando o relacionamento, sua mulher amada (eu gosto do seu sorriso e da ponta dos seus dedos; gosto da maneira que você move seus lábios; gosto do seu jeito bacana de me olhar; tudo relacionado à você está me trazendo uma dor), mas todas com o coração partido.
Dylan já declarou que acha difícil se relacionar com o fato das pessoas gostarem deste disco que fala de sua dor. Mas o é que nós podemos fazer, caro Dylan? É triste, mas é lindo, e em mim isto só dói por ser tão lindo, lindo de chorar.
E é foda pensar que o sofrimento de um artista nos dá tanto prazer, e isso me faz lembrar que conheci o Wilco graças à esta resenha do Jonas Lopes.
Jeff Tweedy é grande, muito grande, ele compõe umas canções tristíssimas e belíssimas ao mesmo tempo, mas Bob Dylan ainda nos arrebenta com suas letras. Estava vendo o vídeo que separei para você ouvir a canção e ele vem com esta letra em espanhol. É linda. E isso é porque as letras do velhinho são boas em qualquer língua. Vai dizer que as versões do Caetano não são demais também!?

si la ves, dile hola

si la ves, dile hola
podría estar en Tánger
se fue de aquí la pasada primavera
oí que está viviendo allí
dile de mi parte que estoy bien
aunque las cosas van algo lentas
ella pensará que la he olvidado
no le digas que no es así
tuvimos una pelea
como a veces les pasa a los amantes
y pensar en cómo se fue aquella noche
todavía me da escalofríos
y aunque nuestra separación
me llegó hasta el corazón
ella aún vive en mi interior
como si nunca hubíesemos estado separados
si llegas cerca de ella
bésala una vez por mi
siempre la he respetado
por romper y manternerse libre
oh, a todo lo que la hace feliz
no quiero cerrarle el paso
aunque el regusto amargo aún permanece
desde la noche que intenté hacerla quedarse
veo un montón de gente
cuando salgo por ahí
y oigo su nombre aquí y allá
cuando voy de ciudad en ciudad
y nunca consegui acostumbrarme a eso
sólo he aprendido a dejar de escuchar
si soy demasiado sensible
o me estoy volviendo blando
puesta de sol
luna amarilla
vuelvo a interpretar el pasado
me sé de memoria cada escena
todas pasaron tan rápido
si ella vuelve a pasar por este camino
no es difícil encontrarme
dile que puede me venir a verme
si tiene tiempo.


Vou ali chorar, limpar o sangue que ficou no caminho e volto outra hora.

Comments:
Não é bem assim, nem a parte do "a gente mal se fala" nem a do "respondi ao e-mail com carinho", né?

Minha top five traria:
- Vento no litoral (LUrbana)
- Maltratar não é direito (MRita)
- Assim será(LHermanos)
- Tive razão (SJorge)
- Olhos nos olhos (CBuarque)
Nesta ordem.
 
eu li a mátéria tb, e ainda guardo todas as fitas q fizeram pra mim... e algumas q eu fiz tb. Algumas q eu fiz pra mim mesma, e outras q eu fiz para outra pessoa, mas não entreguei por motivos pessoais.

Meu top Five Pé na Bunda:
Retrato pra Iaiá (Los Hermanos)
Carinha Triste (Autoramas)
It ain´t me, Babe (Johnny Cash)
De mais ninguém (Marisa Monte)
Santa Chuva (Marcelo Camelo)

tá... algumas já são de pós pé na bunda... but...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?