Sunday, July 13, 2008

menina de ouro

Ontem foi o dia da entrega da menina de ouro, o prêmio do Festival de Cinema de Paulínia.
Eu não fui para a futura Hollywood tupiniquim, mas no blog do Luiz Zanin tem os resultados.

Observação feita ao reler o post: Se liga, leitor, parece que fui eu quem mandei o cara lá cobrir o festival. (gargalhadas) Tipo: sou fodão. Olha, eu não fui, mas o Luiz Carlos Merten foi e já postou uns comentários: aqui. Me comparando aos figuras. (risos)

Eu estava no casamento da Marcela e do Rodrigo, um casal queridíssimo daqui de Limeira. Feliz de estar sempre muito bem acompanhado, ontem na presença de ex-colegas da faculdade, novos jornalistas e também blogueiros, como a Daíza e o Alex, além da grande musa deste blogueiro, a querida Lovely Rita, que criou um blog e nem me falou. ;-)

Um P.S. no meio do post: O Trabalho Sujo criticou a seleção feita pela Playboy Americana sobre as 10 blogueiras mais gatas da blogosfera Americana, claro. Concordo e assino embaixo da crítica. Na minha lista de blogs aqui do lado tem blogueiras bem mais gatas, certo.

Bom, mas voltando à Paulywood (na brincadeira de Serginho Groisman)... Sexta-feira estive lá e vi três grandes filmes na sequência:
Estômago, Iluminados e Feliz Natal. Além do curta metragem Espalhadas Pelo Ar.

Estômago, do diretor homenageado da noite Marcos Jorge, conta com a participação de Paulo Miklos e tem a belíssima atuação do baiano João Miguel. Sensacional! Talvez o melhor filme nacional que vi no último ano.



Iluminados é um documentário sobre diretores de fotografia do Brasil. Um dos entrevistados é o grande diretor Edgard Moura. E então percebi que Paulo Goulart, na sua gafe cometida na abertura do festival, poderia ter confundido o prefeito Edson Moura com o diretor de fotografia, diz aí.

Feliz Natal, de Selton Mello, estreiando na direção de um longa, é um puta filme, com atuações brilhantes que mereceram as meninas de ouro.
Foi a estréia nacional. Grande parte da equipe estava presente, o diretor muito orgulhoso de ter todos ali no palco agradeceu e apresentou um por um, dando destaque para Darlene Glória, sua musa.
Para mim, Feliz Natal, pareceu uma estupenda e pesada releitura moderna de Feliz Aniversário, de Clarice Lispector. Palmas para o Selton Mello que ele merece. Levou a menina de ouro de melhor diretor!

Foi uma semana atípica e ótima para me atualizar com muito do que se passa nos bastidores e também nos holofotes do cinema nacional. Aliás, vou tentar brincar de fazer estas semanas de filmes de determinados países com certa frequência.

Só deixo a observação de que se o cinema é mesmo um retrato atual da sociedade, fico muito triste com tudo o que vejo neste espelho dentro da sala escura. Eu espero ver, em um futuro não distante, mais Amélies Poulains surgindo nas telas substituindo Capitães Nascimentos.

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one...

Comments:
Shiraga, só não te convido pra sair hoje porque estou na lona. Mas gostei muito de você visitar meu blog hoje. Eu estava me sentindo um bosta e daí fiquei melhor. Acho que te amo! Beijo!
 
Fala Fábio!
Não só disse que iria entrar de novo no seu blog como assim o fiz, adicionei vc à minha lista e passo a ser um fã e blogueitor seu! ahuhauhaua
Estava um pouco animado pelo whisky e espumante, mas lembro muito bem da festa! Até porque o papo do blog foi antes do vira-vira de batidas! hauhauhauhua

E viva a vida! Com lagrimas e sorrisos!

Ateh mais cara, foi muito bom te rever, como é sempre! Abração!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?