Sunday, July 27, 2008

o trovador solitário ataca novamente

É verbo, substantivo, adjetivo e palavrão.
Renato Russo ainda vive. E está mais jovem do que nunca.
O jornalista e produtor musical Marcelo Fróes tirou do baú do compositor mais uma fita com algumas canções ainda inéditas para o grande público.

Com o nome que Renato usava na época em que se apresentava sozinho com seu violão, e também título de um livro recheado de histórias sobre Renato Russo, escrito por Arthur Dapieve, chega no mercado fonográfico O Trovador Solitário.
Esta nova obra do espólio do líder da Legião Urbana foi lançado no dia do rock, através da parceria da gravadora Coqueiro Verde com o selo Discobertas. O CD contém dez canções com voz e violão, retiradas de uma gravação caseira feita pelo próprio Renato no início dos anos 80 após ter saído do Aborto Elétrico, e um dueto feito em 1984 com Cida Moreira, interpretando a clássica Summertime, de George Gershwin.

O idealizador deste trabalho, o carioca Marcelo Fróes (que já lançou no mercado o disco póstumo "Renato Russo Presente" e o DVD compilando entrevistas da MTV, além de um show tributo apresentado no Multishow), escreveu para este mero blogueiro uma breve história sobre o seu amigo Renato Manfredini Jr.
[marcelo fróes e renato russo - dez/1994]


Sobre o disco e a importância de se resgatar canções que mostram o talento nato de Renato Russo muito já foi dito e especulado logo após este lançamento. Você se tornou um amigo dele. Gostaria de saber de outras histórias como, por exemplo, sua reação ao receber elogios de George Martin, já que Renato era beatlemaníaco declarado.

Fróes: Quando estava traduzindo o livro "Paz, Amor e Sgt. Pepper", de George Martin, e fui a Londres para encontrá-lo no estúdio da Abbey Road em maio de 1995, levei-lhe três CDs de presente. Uma coletânea de Bossa Nova, o último CD de Tom Jobim (que havia falecido meses antes) e o "Stonewall Celebration Concert" de Renato Russo. É que, naquela época, estava rolando um projeto para trazer George Martin novamente ao Brasil, para um novo concerto com orquestra sinfônica, banda e coral, e eu havia tido a idéia de chamar Renato Russo para ser o cantor convidado. Ele havia topado e por isso levei o CD. Poucos dias depois que voltei, recebi um fax de Martin comentando sobre Renato: "He sings beautifully". Mas ele achava que o tom de voz talvez não fosse apropriado para todas as canções do repertório. Lembro que quando liguei pro Renato pra contar sobre o fax e li o comentário, ele começou a cantar trechos de "Help", "I Am The Walrus" e "The Long And Winding Road" para mostrar que podia cantar qualquer canção dos Beatles. E era verdade, mesmo. Bom, então ele ficou aflito para ver o fax e eu, depois de fazer uma fotocópia, fui de Copacabana a Ipanema para levar-lhe. Ele ficou muito feliz, soube que depois mostrou para os amigos. E ficou tão agradecido pelo presente que aquele fax lhe representava, que foi lá dentro e trouxe-me CDs de BTO, Elvis Costello etc de presente. Infelizmente aquele projeto com Martin não foi adiante.

Marcelo, como jornalista cultural, editor do tablóide musical International Magazine, diretor do selo Discobertas, há anos pesquisando a música Brasileira, quem no cenário musical atual tem o mesmo peso que Renato Russo teve nos anos 80 e 90?

Fróes: Renato Russo é insubstituível, acho difícil aparecer alguém que ocupe seu posto junto às novas gerações - até porque os tempos são outros. Pra mim Renato Russo tem um pouco de Bob Dylan, de John Lennon e de Kurt Cobain. Sinto muito os que enxergam nele Morrissey e outras figuras dos anos 80, mas pra mim ele foi muito mais que qualquer um daqueles ídolos que ele teve nos anos 80.
E, como entrevistador, posso te dizer que poucas pessoas me deram tanto prazer de entrevistar quanto Renato Russo.



Renato Russo no início dos anos oitenta, apresentando canções até então inéditas, com as letras de Eduardo e Monica e Faroeste Caboclo diferentes das conhecidas dos discos oficiais ou ainda Eu Sei que era chamada 18X21, o disco é direcionado para os legionários sedentos por raridades do ídolo. Se você ainda não tem todos os discos da Legião Urbana, esqueça. Ouça todos os discos no volume máximo primeiro e só depois aventure-se por aqui. Tendo referências figuras como John Cooper Clark, Billy Bragg e Paul Weller, Renato Russo esquece a banda e se torna O Trovador Solitário.
Nas melhores lojas do ramo, preço médio: R$20,00.
Ora, se você quiser se divertir
Invente suas próprias canções
.

Comments:
eu sempre fico achando que tem algo de caça-níqueis nesses lançamentos póstumos. especialmente quando tirados de fitas cassete gravadas em casa com baixa qualidade de som.
mas por outro lado compreendo e não condeno pois quem é fã fica muito agradecido e feliz de poder ouvir uma musiquinha nova que seja de seu ídolo.
 
Shira,
saudades...
minhas férias vão até o fim do ano,morra de inveja! : )))hehehehehe
Bjs
 
Pena que aqui na minha cidade não existe nenhuma loja de discos originais.
 
Não gostei do livro. Não vou arriscar uma (literalmente) variação sobre o mesmo tema...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?