Tuesday, July 08, 2008

short cuts

A cerimônia de abertura do Festival de Cinema de Paulínia foi linda.
Tapete vermelho, luzes, flashes e telões com ar de Oscar.
Mas linda, de fato, é a Maria Fernanda Cândido.
Ela, linda, juntamente com Dan Stulbach foram os mestres da cerimônia que iniciou a noite premiando o casal mais simpático da televisão brasileira.
Nicette Bruno falou da importância do teatro e da felicidade de receber um prêmio como a menina de ouro em um lugar tão bonito. Paulo Goulart disse que a esposa já tinha falado tudo, mas completou com um belo discurso e ainda agradeceu o prefeito Edgard(sic)Moura. (O nome do prefeito é Edson. Rolou um burburinho na platéia, mas ninguém o corrigiu)
Logo na sequência, Dercy Gonçalves, no alto de seus 102 anos subiu no palco e foi aplaudida de pé pelos convidados presentes. Emocionada, disse que para receber aquele prêmio ela deveria ter feito algo de bom na vida, e disse que o que fez de bom foi amar a pátria. Finalizou mandando um grande beijo na bunda de todos. Figuraça, ainda fez poses para os fotógrafos deitando em uma poltrona no canto do palco.
Rubens Ewald Filho, na primeira fileira, cantava alguns detalhes que faltavam no teleprompter para o Dan Stulbach.
O personagem felliniano Leon Cakoff era ali para mim a pessoa de maior peso.
Todavia também estavam presentes figuras como José de Abreu, Du Moscovis, Marco Ricca, Otávio Müller e diversos diretores, produtores e outros cinéfilos.
Após apresentações do festival e de um vídeo sobre o belíssimo Teatro Municipal de Paulínia narrado pela Fernanda Montenegro, iniciou-se a competição.

Chamaram para o palco o diretor Reinaldo Pinheiro e a equipe do longa-metragem Nossa Vida Não Cabe Num Opala. Filme inspirado no texto de Mário Bortolotto que polemizou a história da produção na forte opinião contra as alterações de seu texto no roteiro de Di Moretti.
Milhem Cortaz arrebenta no filme.
[Milhem e Marião, clique na imagem e leia o post do dramaturgo]


***


Domingo eu fiquei de molho, como vocês já sabem.

***


Hoje eu acertei umas coisas em Limeira e botei pé na estrada para Paulínia de novo.
Cheguei no teatro um pouco antes das seis da tarde. Cumprimentei toda a família Nada Audiovisual e entrei para a sala, com capacidade para 1.350 pessoas.
Serginho Groisman apresenta os jurados e os filmes.
Ver o Picchi, o Rui, o Ming e a Camis no mesmo palco ao lado do Groisman foi bem bacana! Ao final, ele parabenizou o pessoal e mandou o já conhecido "muito bom!"
O curta metragem Simplesmente, Hilda está lindíssimo. E o portal InCurta já está no ar. Veja.

O festival seguiu com um documentário chamado Castelar de Nelson Dantas no país dos generais. Eu estava lá, mas sinceramente viajei boa parte dos longos 73 minutos de filme.

Na homenagem do dia, o diretor Carlos Reichenbach ganhou a menina de ouro, falou sobre Falsa Loura, seu 15º filme e elogiou a qualidade de som do teatro. "O melhor som de teatro que eu já ouvi no Brasil", disse o diretor.

Vi então o curta que concorre na categoria nacional, o O.D. Overdose Digital, de Marcos de Brito, com o global Leonardo Miggiorin.

Para encerrar subiram ao palco os realizadores do longa metragem ainda em construção Alucinados. Desculpem o trocadilho, o filme é alucinante.

E uma das coisas legais de se ver filmes em um festival é poder aplaudir sabendo que os diretores, atores e produtores estão ali presentes. Você também sai do escuro do cinema e de repente dá de cara com alguns personagens do filme ali no hall de entrada, demora mais para sair do filme. Eu gosto disso.

Debates, mostra paralela, homenagens e muito papo no festival que segue até sábado, quando serão entregues os prêmios aos vencedores e terminará com a avant-première de Era Uma Vez..., do diretor Breno Silveira.

Veja a agenda.

P.S. Umbiguista: Fui citado em três blogs queridos no mesmo dia: no Biajoni, na Zuzi e no Capucho. I love it. ;-)

Comments:
pois então, sumi pois tenho trabalhado à beça, mas sábado é meu último dia e estarei de volta. começo do mês que vem tô de mudança (pra escócia) e tbm tenho resolvido coisas relativas a isso. mas o mais importante é que antes do final do ano estarei em terras tupiniquins, acompanhada do meu muito querido namorado Dominic e aí vamos nos ver hein. alguma hora. posso ver de cozinhar algo gostoso pra gente comer tomando suco de laranja, pq no álcool mesmo eu pego muito leve agora. diferente de qdo a gente se conheceu, hehe.
 
olha que interessante, esse final de semana me encontrei com a irma de um amigo meu q esta trabalhando com a tal animação de Legos, que vai rolar com as crianças em Paulinia, ela mora lá e passamos uma boa parte da noite de sabado conversando sobre os novos projetos do prefeito e o famoso tapete vermelho !

haha

Se vc estivesse presente, garanto que o assunto fluiria melhor ainda!

Grande abraço Shiraga :)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?