Monday, August 18, 2008

você já foi à bahia?

Perdemos dois grandes nomes da arte brasileira no último final de semana: Dorival Caymmi e o Cultura Artística.

Vasculhando uma pasta com ingressos que tenho aqui, encontrei a entrada de O Mistério de Irma Vap, com Marco Nanini e Ney Latorraca. Data do dia 24 de janeiro de 1993, domingo, 18h00. Esta foi a única peça que assisti no Cultura Artística. Única e inesquecível, eu diria.

Eu diria que inesquecíveis também são as canções deste baiano genial que soube tão bem curtir a vida no ritmo certo. Uma das histórias que me diverte muito é aquela que Oswaldo Montenegro conta em um disco ao vivo. Ele diz que Caymmi tinha a canção quase pronta, que já dizia: "eu vou prá maracangalha, eu vou, eu vou de uniforme branco, eu vou, eu vou de chapéu de palha, eu vou, eu vou convidar anália, eu vou." Mas Caymmi achava que faltava algo na canção, e aí, depois de tempos ele disse que encontrou a parte que faltava, que é o final: "se anália não quiser ir eu vou só, eu vou só, eu vou só." Mesmo que isso tenha levado tempos, foi o tempo certo, porque só assim ela realmente é completa, não é? E respeitar o tempo é algo que temos que aprender.

E já que pensar em Dorival Caymmi me levou prá Bahia, aproveito o post para divulgar o novo blog de um artista soteropolitano, o nome dele é Hermann Jacques.
Quando fui para Salvador, em 2006, fiquei hospedado na casa dele, apesar de não o ter conhecido. Ele estava viajando, aliás, toda a família, e a casa ficou por conta da Larinha, minha querida flatmate lá de Londres, que recebeu na sua casa alguns amigos que moraram juntos em um flat londrino.
Pude ver alguns dos trabalhos do Hermann quando estive lá, mas confesso que só agora estou prestando mais atenção, vendo mais detalhes aqui no blog. Olha um dos quadros dele aí atrás da gente na foto abaixo. E acho que ao ver esta foto, vocês devem entender também porque eu não prestei tanta atenção nos quadros, né? Estas flatmates lindas não eram as únicas que estavam por lá, ainda tinha a Larinha, a Maythe, a Ilca... ai ai.

[lícia, mali, patrícia e eu com uma ugly bag na cabeça]


Vocês viram o Matheus Nachtergaele cantando Maracangalha em Gramado? Linda homenagem.
E ele estava no palco por conta da sua estréia como diretor, levando o kikito pela trilha sonora do seu filme A Festa da Menina Morta.
Mas o grande nome do festival de Gramado foi Nome Próprio, de Murilo Salles. Palmas prá eles que eles merecem!

Comments:
tem uma música que a Nana Caymmi canta em que ela sacaneia o tempo, sabe qual? Uma que ela diz que ela pode e ele não pode não sei o quê...esqueci Shiraga...rs.
 
Palmas pra vc, que me dá tanta informação! Beijos.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?