Monday, September 15, 2008

fantasia divina

Aqui estou refletido em uma porta do Museu Picasso em Barcelona. No entanto, não precisa refletir sobre este post. Só queria dizer que vi uma comédia de Lars Von Trier e gostaria de recomendar para as pessoas que se ligam no Dogma 95. Eu nem sabia que tinha este filme para locar, na verdade, nem sabia da existência dele, e o DVD estava lá me esperando na locadora. O nome é O Grande Chefe.

A vida é um filme do Dogma.
É difícil escutar, mas as palavras são importantes.


Depois deste filme que não é exatamente parte do Dogma 95, assisti três filmes fora do eixo.

O primeiro foi A Via Láctea, da diretora Lina Chamie, mas que nos créditos finais deixa no letreiro UM FILME DE enquanto passam todos os nomes das pessoas que trabalharam. O cenário de fundo é a cidade de São Paulo, que eu adoro ver no cinema também. Em uma parte do filme Marco Ricca e Alice Braga passeiam em uma livraria que me deixou com vontade de conhecer. Alguém aí conhece a Livraria Francesa?
O filme é montado de uma maneira tão louca quanto pode ser uma peça de Zé Celso Martinez, que inclusive entra no filme. Viva o experimentalismo!

O segundo foi Império dos Sonhos, de David Lynch. Três horas na viagem da história de uma mulher com problemas. Dizem que David Lynch não precisa ser entendido, não é isso? Então tá.

O terceiro filme fora do eixo foi o 25º filme de Julio Bressane, que foi o primeiro que eu assisti dele. E mesmo com todo o experimentalismo de Filme de Amor, observar a beleza das cenas e a fotografia de Walter Carvalho faz valer cada um dos noventa minutos do filme. Duas mulheres e um homem que levam uma vida insossa, encontram, em uma casa no Rio de Janeiro, o local ideal para viver as loucuras que podem acontecer nos intervalos do tédio. Eles apresentam a beleza, o prazer e o amor em cenas lindas e chocantes (para os conservadores). Você já pensou em fritar um bife ou quebrar um ovo no ferro de passar? Que tal sentar-se em um prato de leite? Só depois de ver o making of percebi várias imagens que já viviam no subconsciente. Eu quero estudar, preciso estudar e conhecer o mínimo que é preciso para captar melhor todas estas mensagens lançadas nos filmes. Eu gostaria de saber o nome do pintor que eles citam no making of, porque várias cenas são cópias das pinturas deste artista que Walter diz ser Baltusse, Baltussi, Balttuci, Maltussi? Alguém ajuda? Conhecer pintores como Balthus (Thanks a million, Jan! :-*), que eles reproduzem nas cenas do filme. Uma das figuras é bem próxima desta abaixo, que eu ainda não encontrei do Balthus:


Bom, mas depois destes filmes fora do eixo, eu quero agora é assistir uma comédia romântica roliúdiana para comer pipoca.

Comments:
Ia aparecer por aqui para anunciar que, agora, o Vinil Literário está devidamente lançado - lembra do VL?

Mas, que coincidência: esse teu texto começa falando sobre Barcelona, e eu postei alguma coisa sobre Barça dia desses. Sensacional!
 
Não vi este filme ainda, mas pela sonoridade do nome e pelo tema, acho que pode ser do BALTHUS q vc está falando: um pintor francês q morreu há poucos anos...
 
Assisti O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, ontem...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?