Sunday, January 04, 2009

concertos para viagem

Procurando por vídeos de Bon Iver (o nome que do francês significa "bom inverno" é ao mesmo tempo um cumprimento, uma celebração e um sentimento) encontrei esta pérola de For Emma numa versão emocionante gravada na entrada de um prédio em Paris:



E logo que vi quem produziu o vídeo relacionei imediatamente à minha amiga Dre Nobre, que é leitora do La Blogotheque, site que já tinha visitado algumas vezes através do blog da Dre, mas que deixava sempre a desejar por não conseguir ler em francês. Ficava a minha inveja branca de quem lê e entende a língua de Julie Delpy.

Mas resolvi entrar no site novamente de teimoso que sou. E encontro vários vídeos do Bon Iver, filmados em Paris, no que eles chamam de Les Concerts A Emporter. É um projeto similar ao tupiniquim Música de Bolso (que vai muito bem, obrigado!), pelo que pude observar. E o próprio Bon Iver (repito o nome do cabra para vocês memorizarem, que vale conferir) escreveu em seu blog o quanto gostou da experiência:

A highlight, not just of the tour, but of our lives, was playing for 30 or 40 people in a apartment in Paris. It was incredibly special, no amps, no pa, just a bunch of little instruments brought by our friends to the place. I can’t say enough about the beauty of the moments we endured there.
Below are the take-away shows we did the same day for WONDERFUL people at La Blogotheque. It was all them. We are proud of it. Check it:


Justin Vernon (o verdadeiro nome do homem por trás do Bom Inverno) tinha terminado com a ex-banda, estava com o coração partido e partiu para um retiro, e o que era para ser apenas um tempo hibernando, tornou-se esta maravilha de disco que foi tão bem aceito pela crítica e público que entrou em muitos top 5's em todo o mundo. For Emma, Forever Ago é um belíssimo debut, que de tão bom dá vontade de bater no liquidificador e tomar com dois canudos dividindo com quem se ama. Eu já estou ansioso para ouvir o novo EP Blood Bank.
E eu não sei se quando ele diz que estava com coração partido era por conta de uma namorada ou se o motivo poderia ser o fim da banda. Mas se Emma for a moça que deu um pé na bunda de Justin, podes crer que os fãs agradecem. E eu faço coro com um comentarista francês do La Blogotheque: un grand merci à Emma!

Dêem uma olhada nos vídeos do site, vai ver que tem muita gente boa ali. Quer uns nomes? REM, Shins, Fleet Foxes, Vic Chesnutt, Arcade Fire, Beirut... só para falar de alguns que sei que vocês gostam. E ao ver alguns dos trabalhos de La Blogotheque, descubro que eles tem uma versão em inglês! É só digitar takeawayshows.com. Não é demais!? ;-) Vai lá, que eu vou passar uns dias curtindo todos estes vídeos e lendo os textos deles sem ter que me matar para entender a língua da Amélie Poulain.

Um outro projeto que achei inusitado e seguindo esta linha Concerts A Emporter, Música de Bolso e tal, foi o The Black Cab Sessions. O que rola neste táxi preto? O motorista apresenta o artista, aí os caras entram em um táxi e apresentam uma canção, em uma só tomada. Este tem o mérito de ter na lista dos artistas participantes, o mestre Brian Wilson, que por ser o mestre que é quebrou o protocolo e apresentou duas canções para a nossa sorte.



Mesmo falando bem do bom inverno, é bom fechar com canções calorosas do eterno Beach Boy. Aproveitem o verão, ou caso estejam no inverno, aproveitem um concerto em casa no calor do lar. ;-)

Comments:
Ahhh foi justamente através do La Blogoteque que eu assisti este vídeo algum tempo atrás e conheci o trabalho do Bon Iver, foi através deste tb q fiquei sabendo do Beirut. Ele é uma verdadeira fonte de música boa! haha
Obrigada pelas referências, Shiraga! Tenho que voltar a atualizar o blog!


Muitos beijos e um feliz ano novo atrasado, mas de coração!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?