Friday, March 27, 2009

eu não sou da sua rua

Eu não nasci em Limeira, mas cresci aqui. No entanto, na adolescência, quando os amigos estavam começando a sair um pouco mais do bairro e conhecer outros pontos da cidade eu fui morar no B do ABC Paulista. E perdi aquela fase em que os amigos exploraram melhor a cidade, conhecendo outros pontos interessantes, a primeira ida pro puteiro com todo o povo, os bares mais afastados, a primeira volta de carro já com a carteira de habilitação. A lembrança que eu tinha de Limeira ficava mesmo no bairro onde cresci.

Voltei prá cá e comecei estudar jornalismo. Entro para a TV e aí começo entender um pouco melhor o que acontece por aqui. Trabalhando com aulas de inglês começo visitar empresas, clínicas, escolas diferentes. Conheço uns nomes, umas figurinhas interessantes, a gente vai conhecendo os bares pelo nome dos donos dos bares, você já tem noção de quem odiar na cidade, e estas coisas do gênero.

Quando me pego quase-conhecendo a cidade vou trabalhar em outra, ou melhor, outras cidades. Sim, porque agora eu trabalho em Rio Claro e Piracicaba.
Tenho contato com umas sessenta pessoas destas duas cidades. E aí eles falam da faculdade onde estudam, da empresa em que trabalham e é grego para mim. Ok, dá para entender grego com um pouco de esforço, mas leva um tempo.

E em Pira(cicaba), meus colegas de trabalho usam uma camiseta, que eu sempre achei legal, com a estampa: God Save Nhô Quim.
Lindo este trocadilho de Nhô Quim com Queen. Mas a questão que ficava na minha mente: Who the fuck is Nhô Quim?!
Quando se é de fora do local você perde as piadas internas. Neste caso é duplamente complicado para mim, porque eu não sou de Pira e não entendo futebol, então jamais saberia se não visse esta camiseta.
Nhô Quim é o mascote do XV de Piracicaba. O jornalista Cecílio Elias Netto fala das diversas caras deste personagem aqui.
O sr Cecílio é um baita piracicabano que tive o prazer de entrevistar, ao lado dos amigos do Nada Audiovisual, e tivemos um papo bem bom sobre o trabalho deste jornalista e criador do Dicionário do Dialeto Caipiracicabano. Quem sabe se eu ler com mais frequência A Província eu fique mais por dentro do que se passa na cidade, não é?

Mas sabe o que? Eu acho que nasci para ser alien mesmo. Gaijin. Estrangeiro. Aliás, será que até 2010 eu consigo ler O Estrangeiro?

Este post saiu para homenagear meu querido blog. Sim, porque eu sou eu e o blog é o blog. Não é uma homenagem minha para mim mesmo. Eu ainda não falo sobre a minha pessoa usando a terceira pessoa do singular. É uma homenagem minha para o blog, que nesta semana comemorou cinco anos de vida. O lance de não estar aqui, nem lá, faz jus ao nome, concorda? Nowhere Man. Faz tempo que não viajo, estou aqui conhecendo outros lugares do mundo por cartão postal. Mas tem ainda as cidades vizinhas, e tem muito para conhecer.

O antigo blog começou em 2003. Maio de 2003, diga-se de passagem, porque o Paulo Corrêa gosta de dizer que bloga há mais tempo que eu. O blog dele, o saudoso Pauta Livri é de Agosto de 2003. Eu mudei de endereço. O blog dele foi censurado. Tudo bem, ele escreve melhor, é mais respeitado e tem mais acessos. Mas eu blogo há mais tempo. Pronto. Perdeu. :-b

Mas o que importa é que este querido espaço com endereço aqui completa cinco anos. É uma criança com histórias para contar. Parabéns!


[clique nos rapazes de liverpool e ouça a canção título deste blog]

Comments:
Parabéns!
 
EEEEEEEEEEE eu acompanho seu blog já faz um tempinho, nesse meio tempo compartilhei com você muito da sua vida e por isso por várias vezes me senti íntima! rsrs
É muito louco como a internet aproxima ao mesmo tempo que distancia as pessoas.

E sobre o livro do Camus, cara, eu sei que vc tava fazendo curso de francês não é? cara, este livro é um ótimo exercício pra quem quer treinar a língua francesa, tu consegue ler ele no original em francês tranquilamente, tem uma linguagem bem simples. Na época do curso mina professora indicou e realmente, é bem fácil de ler!
De qualquer forma, em fracês ou não é uma ótima leitura!

beijao!
 
parabéns! que muito mais anos se sigam, neste ou outro endereço, pois o que faz o blog é o fábio!
 
Viva! Vida longa!
 
Várias:

parabéns pelo blog.


adorei saber as coisas de Pira e entender a piada da camiseta.


Leia Camus sim, opa. Não é sempre que se tem saco pras neuroses existencialistas, mas eles são interessantes.


beijos.
 
Vamô comemorar vendo o Otto em Campinas? (Paulo Corrêa)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?