Sunday, March 08, 2009

jornalismo é literatura com pressa

Estava até há pouco com meus amigos jornalistas Paulo Corrêa e André Montanhér me embebedando. Estávamos na companhia do Maurício Cash, amigo da Daniela Sarahyba.
E como hoje é sábado, e eu não estou com pressa, vou escrever no blog e não no microblog.
Não faço jornalismo, mas estou cercado de amigos jornalistas.
A frase do título é do poeta inglês Matthew Arnold.
Eu falava da barriga para o meu diário e veio meu amigo de cachaça Cris Kock Vitta e comenta. A Jan e a Dre também comentaram e eu fico envergonhado de escrever e depois notar que leram minhas bobagens. Nem sempre eu sou um sem-vergonha.

Mas sempre que o Cris aparece por aqui, me lembro dos tempos que trabalhamos juntos na redação de uma TV aqui da cidade. Foi bacana conhecer um pouco da profissão observando o trabalho de jornalistas como ele (que hoje trabalha no Jornal de Limeira) e também como o João Paulo Baxega (que hoje trabalha no site Terra). Não tenho saudades, mas tenho boas lembranças dos quatro meses que trabalhei como pauteiro de um programa de entrevistas ajudando a compor também o jornal diário da TV.

Não sei quando (ou se) volto para os bancos da faculdade de jornalismo. Não quero lamentar. Não vou lamentar.
Eu gosto de jornalismo.
Longe estou de praticar a profissão.
Mas muito perto fico a observar.

O site jornalistas.blog.br me dá a oportunidade de expor idéias por lá. Eu pretendo escrever sempre que puder, mas acho que a periodicidade dos meus pobres textos será mensal ou bimestral.
Fico feliz de estar em um site alternativo ao lado de Paulo Corrêa, João Leonardi, Daniel Heldt e colaboradores. Eles montaram o site nos moldes do pioneiro Tiro & Queda, do brother Biajoni.
O jornalistas.blog.br já é o maior site de produção de conteúdo na internet de Limeira e está com um número considerável de cliques diários.

Ontem mandei minha segunda colaboração (a primeira foi sobre a triste morte de Hattie Carroll) sobre o novo fenômeno da internet: o Twitter.


Ainda no jornalistas.blog.br, um dos colaboradores indicou um texto de Claudio Julio Tognolli (leia). O nome deste jornalista está bem vivo nos meus scraps e no twitter por conta dos comentários que a Karina Lacerda tem feito sobre ele. A Karina se formou em Rádio & TV, trabalhou na TV Vanguarda, está hoje no Shop Tour e resolveu correr atrás do seu MTB, e contente me conta das aulas que anda tendo com o professor Tognolli.
Eu acho que a Karina poderia colaborar com o jornalistas.blog.br também.

Uma das coisas que eu queria registrar aqui, é que André Montanhér está com um blog com um post. Mas como ele não consegue assumir seu lado blogueiro, é possível que logo mais o blog seja deletado. Uma pena. Para quem quiser aproveitar enquanto o blog existe, clique aqui.

Para quem lê em inglês tem um site alimentado por jornalistas que estão da mídia independente: AlterNet.

Não sabe das coisas que os jornalistas gostam? Descubra aqui.

Comecei o post no sábado e termino no final do domingo, dia internacional da mulher. Parabéns para você, mulher.

Beijos.

Comments:
Adorei a definição.
Quanto ao twitter, to fora ainda, me conecto pouco, infelizmente...mas devo entrar ainda nesse semestre.
Beijocas.
 
Meu Blog é inviável. Um vazio que vem de dentro é a única resposta que recebo, ao clamar por uma idéia original.
Uma promessa: se não conseguir esta idéia nos próximos 7 dias para produzir um bom texto, meu blog será extinto.
E ficará o meu silêncio, retrato cruel da minha insignificância.
 
Quanto drama, André! Tá precisando de mais conhaque goela abaixo.
 
Fábio
Fico feliz em fazer parte das suas boas lembranças pelo fato de você também estar nas minhas. Foi um período curto trabalhando juntos, mas bem bacana. Continue escrevendo sim, indepentende da periodicidade. Vou acompanhar.
Grande abraço
 
sabe q minha primeira matéria para a agência de notícias é sobre o twitter? preciso terminar logo isso, que é pra essa semana.

ah! mais uma novidade: esse semestre vamos fazer um telejornal, e eu sou a editora chefe da primeira edição.
frio na barriga delicioso.
 
bah eu saí do Twitter pq essa história de contar todas as minhas ressacas tava dando o que falar..haha eu queria ser uma pessoa tranquila às vezes.. hahaha


Beijooos!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?