Friday, July 17, 2009

façam de suas vidas uma coisa extraordinária


Life is very short and there's no time. É por isso que eu ando correndo.
O rolo compressor continua vindo atrás sem dar trégua. Mas depois de alguns anos com esta sensação, parece que a gente vai aprendendo a lidar com a situação de estar sempre atrasado, ou sempre seguindo por um caminho que você não sabe bem para onde vai te levar. Mas qual a graça de já saber o fim da estrada quando se parte rumo ao nada?

E é do NADA que eu quero falar. Mas não do vazio ou do silêncio ou ainda do papel em branco. Ou talvez sim, eu possa falar do papel em branco, já que é nele que surgem os primeiros traços de todo e qualquer projeto. Eu quero falar dos meus amigos do Núcleo Alternativo de Desenvolvimento Audiovisual. Vocês já ouviram falar bastante deles por aqui, mas ainda tem muita história para contar e a cada novo encontro, milhões de ideias brotam, e por que não dizer N ideias, para citar o artista Gustavo Nénão (nideias.art.net) que também pintou nestes últimos encontros.

Nénão não só pintou no encontro como também nas paredes da produtora. Acho importante que o escritório, a ilha de edição, a sala de visita e até a sala de TV (que virou o meu quarto nas minhas idas para Paulínia) crie uma identidade até para inspirar o trabalho de quem por lá passa. O NADA passa por uma ótima mudança e ela também veio em forma de arte de rua que todos admiramos. Tanto admiramos que estávamos lá presentes na exibição das telas do Nénão em Campinas. Com o intuito de levar o trabalho para lugares onde as pessoas não costumam conhecer a arte de rua, este artista transferiu as pinturas da parede para telas possibilitando assim que sua arte chegue em galerias e bares.
Pois bem, eles fizeram um vídeo, que contou com uma mão do Marcelo Suzuki, para a exposição de graff.it do Nénão, que é um velho amigo do Thiago Ming, e fomos todos para o bar apreciar o trabalho e também tomar um chopps e comer dois pastel porque a gente gosta de se sentir filho de Deus vez ou outra, por mais que Dawkins discorde.

O bar é um novo capítulo.
Antes deste encontro, estive com os queridos Ricardo Picchi, Thiago Ming e Ariane Félix para trabalhar. E quando a gente trabalha não sobra tempo para conversar, é sempre uma pressão e correria que mal temos tempo para um lanche. Mas ninguém disse que produzir é fácil, não é? Aí a razão deste dia no bar ter sido importantíssimo para falarmos um pouco sobre a vida, os planos do futuro e, claro, discutirmos os próximos projetos.
Acontece que a cabeça do Ricardo é um turbilhão e você precisa estar muito antenado para pescar tudo o que sopra por ali. Mas em resumo deixo registrado (para mim, afinal isto aqui é o meu diário) os tópicos mencionados no dia:
Um chopps e os dois pastel era só um detalhe, percebe?

O Festival Paulínia de Cinema é uma nova página.
Nosso documentário UMA PARTE CULTURAL foi enviado para o festival, mas infelizmente não foi selecionado. Acreditávamos (acreditamos, na verdade) que ele tinha (tem, na verdade) tudo para participar de qualquer festival de cinema. Conforme lia as críticas sobre os curtas regionais selecionados, ficava mais triste de pensar que poderia ter visto nosso trabalho exibido na belíssima sala do Teatro Municipal de Paulínia.
Mas a tristeza foi logo contornada ao receber a notícia de que o NADA participaria de I Feira Paulínia de Cinema. Um evento em que reúne produtores, público e patrocinadores é sempre válido para quem trabalha com cinema e ainda não é brindado com grandes apoiadores. O estande do NADA estava sempre com alguém de olho nos vídeos que eram exibidos nas quatro telas montadas para a feira. O saldo foi positivo.

Neste meio tempo, mais notícias chegavam e me faziam sorrir de orelha à orelha. O homenageado deste ano no Festival Paulínia de Cinema foi o diretor Daniel Filho. Tempos de Paz, filme de Daniel Filho, foi exibido no encerramento antes da entrega dos prêmios do festival. Mas o mais novo filme do sábio diretor de Se Eu Fosse Você 2 é As Vidas de Chico Xavier. E a boa nova é que o NADA está gravando em Paulínia o making of do filme. Não é o mesmo que rodar um filme, mas tem um destaque hiper interessante estar junto de um nome de peso como Daniel Filho.

Mas não bastasse este trabalho, saiu nesta semana os nomes dos filmes selecionados para o Festival de Gramado. E entre os longas está Corpos Celestes, de Marcos Jorge (o diretor do aclamado Estômago) e Fernando Severo (diretor com mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais). Mas e aí? Você me pergunta. E eu digo que o grande barato é que o NADA é produtora associada de Corpos Celestes! Não é motivo de festa!? É claro que é. Mas eles tem muito trabalho por fazer!

E é isso. Por mais que eu reclame da falta de tempo ou talvez da falta de disciplina para gerenciar o precioso tempo, eu tô caminhando rumo ao NADA e também com o NADA e estou, na medida do possível, tentando entender que a vida é isso tudo o que acontece enquanto estamos ocupados fazendo estes planos.


NADA AUDIOVISUAL o site, o blog, o twitter.
Gustavo Nénão nideias.

Comments:
Estou na firme defesa (para mim mesma sobretudo)de uma rotação Dorival Cayme para que haja possibilidade de comtemplação e degustação das coisas, contudo, me pereceu interessante esse movimento do NADA e, se vc está nele,deve conter boa dose de sofisticação.
Bjos
 
Chorei Shira! Meu, sei lá sua senbilidade pra escrever é foda! E é uma delicia tá no meio disso tudo. De ver o NADA crescer entende! E tai óh quase adulto! ;) Por isso faço da suas palavras minhas palavras. Beijão
 
Valeu, Camis. Mas sensibilidade contou com ajuda de John Lennon, John Keating, Paulinho Moska, Daniela Arrais e de vocês, claro.

***

Marocas, este final de semana vou para casa da minha mãe. E sempre que tiro um dia para ficar de boa me lembro desta expressão maravilhosa que você usa: LAGARTEAR! :-)

Beijos.
 
Obrigado por caminhar e acreditar conosco Shira. Vamo com TUDO.
 
Queria discutir mais com você (não brigar) sobre Uma parte cultural.
No mais, tenho algumas perguntas retóricas e uma direta sobre algumas entrelinhas desse post.
Contudo, prefiro fazê-las ao vivo, ouvindo Wilco, no seu carro.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?