Wednesday, February 03, 2010

blogosfera

Daniel Martins ligou pedindo um TOP 10 da blogosfera.
Ele já tinha um texto sobre a blogosfera para seu jornal, o Ideário, e queria dicas para seus leitores.
O Ideário é o caderno de cultura da Gazeta de Iracemápolis. Foi idealizado pelo Daniel e pelo Deivid. O jornal é distribuído gratuitamente para todas as casas da cidade de Iracemápolis. Tem uma tiragem de 6.500 exemplares e já está na 4ª edição.
Esta foi minha segunda colaboração para o jornal. A primeira foi uma entrevista com o Roger Moreira, que depois foi publicada nos Jornalistas.Blog.
Eu apóio a iniciativa e estou feliz de fazer parte do Ideário. Mas acho que ele merece um site ou, porque não, um blog, para que possamos compartilhar com mais gente estas ideias. E aí, senhores? Criemos um blog?
Abaixo foi o que deu na telha no dia e o que foi publicado:


Don't touch my moleskine

A jornalista Daniela Arrais estava escrevendo algo bem pessoal no seu moleskine (um belo caderno de fabricação italiana) e pensou que ninguém deveria tocar naquele caderno, imediatamente lembrou da canção “don't touch my bikini”, do Halo Benders e aí surgiu o nome de um dos blogs mais bacanas que conheci nos últimos anos: don’t touch my moleskine (não toque no meu moleskine). A recifense Dani Arrais posta belas fotos, citações, músicas para alegrar o dia, e tem sempre criações interessantes como o cafofo sessions onde entrevista personalidades no conforto da sua sala.


Calmantes com Champagne

Acompanho o Calmantes com Champagne há anos. Espaço do Marcelo Costa, o editor do site de cultura pop Scream & Yell (http://screamyell.com.br/). Além de escrever resenhas sobre filmes e discos, ele sempre posta sobre a vida em São Paulo. Costumo dizer que o Mac usa o coração como máquina de escrever.


Biajoni!

O escritor Luiz Biajoni colocou Limeira no mapa da blogosfera nacional. Acho que isso basta para apresentar este grande colaborador do cyberspace, criador do saudoso Tiro&Queda. Biajoni acabou de estreiar novo blog no Yubliss.


Life in Slow Motion

Life in Slow Motion é do apaixonado por Brasília: Eduardo Palandi. Passe um tempo agradável lendo suas aventuras pela cidade, sobre as músicas que ele anda ouvindo ou as conversas que anda tendo. É um dos blogueiros mais finos que conheço.


Tiago Doria

Leitura obrigatória para quem gosta de estar antenado com as novidades cibernéticas. São doses diárias de cultura digital, tecnologia e mídia.


Atire no Dramaturgo

O dramaturgo Mário Bortolotto é um centralizador. Lendo o Atire no Dramaturgo, você se sente em uma mesa da Mercearia São Pedro rodeado de grandes figuras como Clarah Averbuck, Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva, só para citar três que fazem parte do hall de amigos do Mário. Os papos são os mais variados: filmes, peças de teatro, brodagem, shows, bebedeira, livros... E é sobre esta variedade que Bortolotto escreve.


Flagrante Delícia

Belíssimas fotografias de Miguel Coelho sobre as sobremesas de Leonor de Sousa Bastos. Este foi o último blog que conheci e não consegui mais tempo para navegar por outros, porque quero ver tudo o que já postaram pór lá. Flagrante Delícia dá água na boca.


Banzeiro

O jornalista limeirense Cristiano Kock Vitta escreve poemas, contos, crônicas, histórias, ou seja lá o que pintar. O que importa é que escreve bem. Muito bem. E é do tipo de escritor que a gente deveria encontrar em grandes revistas brasileiras, mas é um talento desconhecido. Visite o Banzeiro!


Liniers

Ricardo Liniers foi o último quadrinista que conheci e virei fã. Suas tirinhas são encontradas de segunda a sexta na Ilustrada da Folha de SP. Meus personagens prediletos são Enriqueta e seu gato Fellini. Conheci Liniers clicando nos links dos blogs que visito. Provavelmente por indicação de algum outro quadrinista. Também visito com freqüência os blogs dos talentosos Adão Iturrusgarai, do Caco Galhardo, do Laerte, do Allan Sieber, do André Dahmer e sempre acabo conhecendo novos quadrinistas porque no fundo estão todos conectados.


Ajude São Luiz do Paraitinga

Como nem tudo são flores e a blogosfera tem sua utilidade, este é um blog criado pelo jornalista Armindo Ferreira para tentar ajudar de alguma maneira a cidade de São Luiz do Paraitinga.


Este é o meu TOP 10 de hoje. Se eu fizer outro amanhã talvez seja diferente. Mas este é o barato de listas, certo?

A minha dica é que o leitor se aventure pelos links e que possa conhecer ao menos outros 10 blogs através destes 10 que indiquei.

Feliz 2010!

Comments:
Agora sim ficou bem bonitinho...
 
top 10 totalmente conciso. muito bom mesmo!
 
a ideia do blog já existe, mas os editores preguiçosos ainda não fizeram nada a respeito, hehe.

grande Shira! Valeu pela colaboração mais uma vez!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?