Saturday, January 28, 2012

como é que chama o nome disso

Abre os olhos pra ver o mundo
Tudo é novo para os teus olhos novos
Dá pra cada coisa um nome
Um nome novo e um sentido teu próprio

O Chicão completou um ano e meio de vida! E eu ainda me lembro bem de quando escrevi o post a fé num novo amanhecer, anunciando que estávamos grávidos. Apesar de tudo o que já fizemos neste intervalo, parece que foi ontem que vi aqueles dois risquinhos num palito.

Nesta vida de um ano e meio, Francisco já foi para a praia duas vezes, fez a maior festa no corredor do avião indo para Porto Alegre, já pegou horas de estrada para conhecer os parentes em Guararapes, começou voltar da creche de ônibus, mas o que ele gosta mesmo é de uma piscina.


Em Setembro de 2011 ele começou a andar. Foi uma baita emoção. Observar o cuidado que ele tinha para dar os passos, os braços soltos ainda sem saber onde ou o que segurar enquanto calculava cada passo antes de se soltar no chão.
Hoje ele anda, corre e faz pose se tombando pro lado para tirar fotos.


Fiz o que pude para não darem doces para ele. Consegui esta proeza até ele completar um ano, quando comeu o bolo do seu aniversário, e aí eu soube que esta paixão por guloseimas não teria mais volta.


Hoje ele tem oito dentes e come de tudo. E com os dentes começou também a falar umas palavras que não são só de vogais.
Claro que ele já falava mamãe e papai, tetê (para mamadeira), pepê (para chupeta)... Acho interessante este linguajar de bebês. Tetê é tão mais fácil falar do que mamadeira, não é?
Quando ele falou bola pela primeira vez, apontando para uma - bola, eu fiquei bobo.
Na sequência ele deve ter pronunciado vovô, vovó, Iéu (para chamar do Léo), nenê (para qualquer criança, incluindo ele nas fotos), Viii (sempre gritando, para chamar o primo Vinícius).

Chicão é fã de música. Ele canta e dança.

Um rápido flashback aqui.
No primeiro Festival de Cinema de Paulínia, eu acompanhava os amigos do NADA Audiovisual que concorriam com o curta Simplesmente, Hilda, e vi um diretor que disse ser o ganhador da Menina de Ouro do melhor curta regional, o nome dele é Marcos Luporini. E aí ele disse que tinha feito a Galinha Pintadinha. Eu ri. Não sabia do que se tratava. Isso foi em 2008.

Back to the future.
Chicão teve contato com o cancioneiro popular através dos DVDs da Galinha Pintadinha. Se aquele festival fosse hoje, eu iria pedir um autógrafo e dar um grande abraço neste figura que criou dois DVDs maravilhosos que nos dá uma folga nos dias puxados de cuidado com o nosso guri.

Para vocês terem uma ideia, eu fiz um longo intervalo enquanto escrevia este post para poder mostrar uns vídeos para ele aqui. E agora mesmo vou ter que correr porque ele tá com sono e acho que vou precisar niná-lo.

Só para encerrar, as palavras de Chicão.
Ele fala PORTA. Mas o interessante é ver como ele associou tudo que abre e fecha com a palavra porta. Por exemplo, se ele quer abrir uma bala, ele traz para mim e diz porta. Se ele vê a chave do carro, ele diz porta. Se ele quer fechar a caixa de brinquedos ele diz porta.

Por conta das músicas do Pequeno Cidadão, ele fala lua. E também fala tól, que quer dizer sol.

Tem mais palavras, mas agora tenho que partir.
E quando ele vai embora ele diz com uma entonação feliz: tááááállll!

Comments:
Lindo!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?