Thursday, August 30, 2007

o segredo mais bem guardado da música popular brasileira

Meu querido amigo marginal [que nega este termo, por dizer que na verdade é um bom rapaz] Luís Capucho escreveu sobre sua parceria com Marcos Sacramento e também sobre seus amigos de infância que estão aparecendo nesta luz que vem surgindo lentamente em suas carreiras de artistas da música.
Capucho diz ainda que gosta de ser este artista obscuro e de ver seu trabalho chegando só no sapatinho para as pessoas, levado pelo afeto. Mas o que eu tenho a dizer, Ruy Castro já disse melhor neste texto que o Hugo me indicou:

Se a maioria das pessoas que compram discos fizesse isto por causa da música, o cantor carioca Marcos Sacramento estaria há anos encantando muito mais gente do que apenas os privilegiados que o admiram. Do jeito que as coisas são, no entanto, ele continua a ser um dos segredos mais bem guardados da música popular brasileira—segredo este bem conservado pelas gravadoras, pela televisão, pelo rádio e pelas casas de shows, mais ocupadas com os talentos menores ou fabricados que pululam na praça. Na condição de um daqueles felizes privilegiados, só posso fazer tsk, tsk pelos que ainda não tiveram o prazer de conhecê-lo.

E acho que era isso que eu também queria dizer quando citei as músicas do Nando Reis. Mesmo que ele seja bem mainstream, ainda me sinto privilegiado de conhecer uns sons lindos que não tocam na rádio. Assim como foi uma honra poder ouvir tão bela voz, de um cara que faz parte de um grupo de amigos que há tanto admiro, aqui pertinho de Limeira.

O amigo Pedro Paz anda divulgando bem, pela web, alguns dos trabalhos, como este vídeo que fez de Os Gestos das Mulheres.

Quando conheci Suely Mesquita no Sesc Pompéia, participando de um show da Ceumar, eu apostei minhas fichas com um amigo dizendo que este grupo de compositores do Rio seria o próximo boom da mpb. Em janeiro de 2005, quando comprei o disco da Mathilda Kóvak, disse que as fichas ainda estavam na mesa. Hoje eu já nem ligo mais para estas fichas. O que importa é que eu conheço estes segredos guardados e agradeço o privilégio.

***


ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar

Para os amigos de Limeira, hoje à noite tem Cirandeiros no Bar da Montanha. Eles vão se apresentar com a cantora pernambucana Ana Diniz. Recebi um e-mail dizendo que o diferencial em Ana Diniz é sua interpretação, curiosamente parecida com uma técnica eslava, de canto intercalado por rápidos agudos guturais, que lembra a cantora russa Sainkho Namtchylak, uma das musas da world music.

Ainda não conheço a Ana Diniz, nem Sainkho Namtchylak. Por isso mesmo vou lá conferir, e já sei que ver os Cirandeiros é sempre um prazer. Espero encontrar pessoas para me fazerem companhia enquanto a ciranda é formada. Porque eu sou um cara tímido que prefere ficar ali no cantinho com minha cerveja na mão, em vez de entrar na roda.

Comments:
Segredo bem guardado... infelizmente... rs
Círia
 
engraçado esse tsk tsk...o que quererá dizer isso? Será o mesmo que rsrsrrsrsr?
Bom, o Sacramento é muito bom mesmo, mas eu acho que ele fica melhor cantando as nossas músicas, tipo, Os Gestos das Mulheres, do que cantando samba...eu achei lindo esse vídeo...
um beijo,
luís.
 
Eu adoro conhecer sons maravilhosos que são ainda mais maravilhosos porque não tocam nas rádios...
O pop as vezes é muito chato.
 
Bicho ,se puder me repasse esse e-mail que fala sobre a Sainkho?Pelo que eu sei ela é de Tuva...um país perto da Mongólia,tenho algumas coisas dela...e lá existe o 'rumei'' (não se é assim que escreve) que é o canto deles..e a técnica utilizada é a do canto gutural....muito bom por sinal!
Abraço forte!
Domingos
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?