Thursday, March 12, 2009

dois discos

Para fazer jus ao som nosso de cada dia, gostaria de apresentar dois discos para vossa excelência: meu amigo leitor. Permite?

almodóvar no calçadão de copacabana

Cedinho estava sentado tomando meu café, preparado pelo meu irmão, enquanto lia a Ilustrada e fiquei muito feliz ao ver um nome de um dos caras que está ali junto com os precursores do retropicalismo: Glauco Lourenço. Ainda não comprei o disco, mas vou ver se este ano deixo minha coleção da retropicália em dia. A resenha é do jornalista Carlos Calado, olha aí:

Pop/MPB
Abalo Sísmico
Glauco Lourenço
Avaliação: bom

Não é à toa que o carioca Glauco Lourenço dedica seu primeiro CD à sofisticada Joni Mitchell. Em 11 das 12 composições que exibe, ele tem como parceiras Suely Mesquita e Mathilda Kóvak, talentosas letristas da cena alternativa do Rio. As melodias horizontais e a interpretação "cool" de Lourenço realçam os achados poéticos de Kóvak (na hiperbólica "Abalo Sísmico") e de Mesquita (na percussiva "Curare" ou na jazzística "Infla Minha Alma").

Por que ouvir: Um álbum bem apropriado para desmentir os que ainda insistem em dizer que falta qualidade na cena atual da música brasileira. (Carlos Calado)

Eu apertei a mão do Calado em 2001, num show da Ceumar com participação da Suely Mesquita. Foi no Sesc Pompéia, no tradicional Prata da Casa. Eu fui no show por indicação da Jan (lembra?). Cumprimentei o jornalista pela biografia que escreveu sobre os Mutantes, que gerou depois do Technicolor, e aí fui ver o show que ele estava analisando. Foi o meu primeiro contato com a retropicália. Precisa dizer se eu gostei do show?

Este post vai como um abraço para meu amigo Luis Capucho.

acho que fiz meia música para você

O segundo disco que indico aqui não é novo e não é carioca. Mas acabou de cair para download. É o disco de estréia do Carlos Careqa: Todos Os Homens São Iguais, de 1993. Este é o único disco dele que eu tenho na coleção e ele toca com certa frequência aqui na vitrola (tá, eu não tenho vitrola, mas dizer vitrola é tão mais romântico que CD Player). O disco conta com partipação de Arrigo Barnabé e também do saudoso Itamar Assumpção. Baixe e você poderá ouvir a belíssima "Acho" que entrou em uma compilação de David Byrne. Eu sempre achei um absurdo os gringos terem que resgatar as nossas pérolas, como se tivessem salvando o cancioneiro brasileiro do esquecimento. Sei que estas compilações só estão no exterior para fazer dinheiro, mas quem monta as compilações tem um carinho pelos sons. Ainda bem que temos o Charles Gavin aqui no Brasil.
Bom, o disco está para download grauito aqui. Mas se quiser dar uma força financeira, Careqa diz que pode fazer um depósito que as próximas produções agradecem.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?