Saturday, January 16, 2010

independência ou morte

Morre mais um espaço importante da literatura independente na internet. OsViralata, a editora indepentende do grande Branco Leone fechou. É uma pena. Confesso que eu estava longe de ser um grande consumidor dos livros da editora, mas tenho em casa alguns títulos.
Você, leitor deste blog, não pode falar que nunca ouviu falar da editora ou do Albano Martins Ribeiro (AKA Branco Leone).
A capa de Virginia Berlim, que ficou pendurada por anos aqui do lado direito da minha página, te direcionava para o site. Virginia Berlim foi escolhida para ficar como capa porque passei um tempo trabalhando na tradução das letras das canções que faziam parte da trilha sonora do livro do Biajoni.

Em reunião de pauta com meus amigos do NADA AUDIOVISUAL para a produção do curta umaparte cultural, ficou decidido que precisávamos de um depoimento de alguém como Branco, que difundia a arte pelo país.

clique para ampliar a imagem
Este nosso documentário foi exibido na 4ª Mostra Curta Audiovisual, no MIS em Campinas e no Décimo Festival do Instituto de Artes da Unicamp, no ano passado.

Na época da gravação, o Branco já tinha ameaçado fechar o site, e o depoimento-desabafo dele, parte do documentário, segue abaixo:

Qualquer coisa que se faça para falar de literatura, primeiro: é muito importante, segundo: é muito pouco. Por mais que se toque no assunto, se isso passar na TV e gerar um produto como este e outros tantos, isso nunca vai chegar perto de se equilibrar com tudo o que está sendo feito nos últimos 30 ou 40 anos pelo menos, neste país, para se destruir a literatura.

Leia o adeus d'OsViralata aqui e lembre-se que é mais tarde do que supões.

{pobre cadelinha; DAKI não pode morrer}

Quanto ao Branco Leone, ele avisa que estará em Tativille.
Leia as minhas primeiras impressões sobre o simpático Sr Hulot, de Jacques Tati aqui.

Valeu, Branco! Que OsViralata descanse em paz.




P.S.: Troco as lágrimas pelo fim d'OsViralata, pela leitura de alguns posts do Banzeiro, do Cristiano Kock Vitta.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?