Sunday, February 07, 2010

mind the gap

Em Paulínia eu soube que Henrique Goldman dirigiria um filme sobre a vida de Jean Charles de Menezes. Logo de cara eu não gostei da ideia de expor o estilo de vida dos brasileiros que moram em Londres. Não gosto de estereótipos e não costumo me encaixar neles. Quando falam de dekasseguis na TV ou no jornal, eu presto atenção porque eu também fui um deles e tenho amigos por lá. O mesmo acontece quando falam sobre brasileiros na Inglaterra. Mas a vida de cada um de nós é tão singular que não dá para comparar e traçar um padrão a partir de umas entrevistas, dá? Já encontrei com pessoas que falam que sabem o que eu passei no Japão ou na Inglaterra porque já viram na TV algo sobre a vida de imigrantes ou algo do gênero. Desculpa, mas você não sabe.

"Delicious Brazilian food!"

A princípio temi que descaracterizassem as boas coisas que vivi por lá. Antes de ver o filme, pensei que minha vida em Londres tinha sido muito diferente da vida do mineiro Jean Charles, mas depois o que eu notei foi que era puro preconceito de minha parte. Sim, vivemos estilos diferentes de vida naquela cidade louca, mas os sonhos não eram tão diferentes. No fundo, a gente só queria mesmo era ser feliz.

Vale o documentário e fica a torcida para que justiça seja feita. A história contada mostra que ele estava longe de ser um cara perfeito ou certo o tempo todo, mas foi assassinado injustamente. Achei uma boa Henrique Goldman ter feito esta escolha para o filme. E é interessante pensar que o diretor do filme tem uma coluna na TRIP chamada mundo livre.

E como o mundo é um ovo...


Já viu o filme? Sabe o engenheiro de som do show do Magal?


O engenheiro de som que foi salvo por Jean Charles?

É o Maha! O dono do Barraco Café. Ele é daqui de Piracicaba.

Lembra desta história aqui?


Viu só o Selton Mello segurando a placa do Barraco Café ali acima?
A vida dá voltas. E o cinema é uma ótima brincadeira de gente grande.

Labels:


Comments:
=D
 
ói que segurar placa é comigo mesmo! lembra lembra? nós em london e eu segurando placa debaixo de chuva na oxford street (vestindo o casaco do clênio, 10 números maiores que eu)? porque eu digo aí que morei em londres e o povo acha chique, hahaha, mal sabem do lado negro. mas concordo plenamente que a tv tenta colocar todos os imigrantes numa só sacola sendo que na real cada um leva uma vida tão diferente - apesar das coisas que podem ser parecidas aqui e ali.
fica aqui um abraço e um brinde aos nossos tempos londrinos. cheers!
obs.- não vi o filme ainda.
 
Quero assistir
=)
 
Não sabia que vc morou aqui no Japão. Conta mais. E já que vc falou do Henrique Goldman, e ter mencionado a Trip.
Eu nunca tinha ouvido falar deste cineasta, ele é radicado em Londres. E soube mais por conta de um texto biográfico na própria Trip: ´Carta aberta para Luisa´. Sem mencionar estupro, o autor usa o texto para desculpar-se com a empregada da família com quem transou, contra a vontade dela, quando tinha 14 anos. Depois circulou em inúmeras listas e discussões na internet e revista. Em resposta a revista publicou nota afirmando que o texto é ficcional e pediu desculpas. Faça me o favor né?
Você leu?
abração
madoka
 
Madoka, eu soube do auê que teve esta coluna do diretor. Soube inclusive que planejaram uma movimentação para cuspirem nele quando passasse por Paulínia (cidade onde foi contemplado com o edital para o filme). Não acredito que ele seria ingênuo a ponto de escrever uma coluna como aquela se a história fosse real. Espero que tenha, no mínimo, dado uma visibilidade melhor para a sua carreira.

Tem um post ou outro sobre minha vida no Japão. Eu falo mais depois.

Gratíssimo pela visita.
Abraço.
 
O filme deve ser bom, eu levo fé. Qualquer coisa com o fofo do Selton melo..eu levo fé.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?